Você está aqui:  / Sem glúten / Tortas e quiches / Vegetariana / Quiche de gorgonzola com castanhas e base de aveia (sem glúten)

Quiche de gorgonzola com castanhas e base de aveia (sem glúten)

QuicheDeGorgonzola_CozinhandoPara2ou1

Já contei aqui que sou super fã de tortas e quiches principalmente porque podem virar uma refeição rapidinha somente ao lado de uma salada. Mas elas também são uma excelente opção para serem servidas como acompanhamento.

É por isso que esta quiche maravilhosa entrou para a nossa seleção especial de receitas para o Natal e o Ano Novo de 2016. Ela é muito fácil de preparar, super saborosa e pode ser servida fria ou quente. Ao lado dos assados das ceias das festas de fim de ano, completa o cardápio lindamente.

Quiche de gorgonzola com castanhas e base de aveia (sem glúten)

Para a base de quiche de aveia (sem glúten):
1 e 1/2 xícara de farinha de aveia (se não encontrar, bata a aveia no liquidificador)
2 colheres de sopa de manteiga gelada
Sal e pimenta de reino a vontade

Para o recheio de quiche de gorgonzola com castanhas:
100g. de queijo gorgonzola despedaçado
150g. de creme de leite
2 colheres de sopa de ricota ou queijo cottage
2 ovos
1/2 xícara de castanhas do Pará
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece preparando a base de aveia para a quiche. Tempere a farinha de aveia com sal e pimenta do reino e depois misture-a com a manteiga usando as pontas dos dedos até obter uma farofa.

Cubra o fundo e as laterais de uma forma redonda com fundo falso (20 cm. de diâmetro), pressionando para que fique firme. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 15 minutos ou até que esteja seca e comece a dourar.

Atenção: a aveia originalmente não tem glúten, mas quando ela é processada com outros produtos com glúten pode ser contaminada por ele. Por isso, se você não pode consumir nada que tenha glúten, fique atento quando for comprar.

Para o recheio, coloque no liquidificador ou processador de alimentos o creme de leite, a ricota ou cottage, os ovos e 2/3 do gorgonzola (reserve o 1/3 restante para colocar no fim). Bata até ficar um creme homogêneo. Depois adicione as castanhas e vá pulsando para que sejam trituradas mas ainda fiquem crocantes. Prove e tempere com sal, se precisar, e pimenta do reino.

Recheie a base de aveia com esse creme e distribua por cima o gorgonzola reservado. Leve ao forno preaquecido em 180ºC até que o creme fique firme e com a superfície dourada. Ele vai crescer enquanto estiver assando, mas abaixa ao sair do forno.

Sirva em seguida, ainda quente, ou espere esfriar. Estas quantidades rendem 4 pedaços médios (uma refeição leve para 2 pessoas) ou até 8 pedaços pequenos para acompanhamento ou entrada.

Nham nham, direto do forno! Essa receita #vaiproblog com toda certeza: quiche de gorgonzola com castanhas e base de aveia. ?

Um vídeo publicado por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram