Você está aqui:  / Como fazer / Matinais / Segunda Sem Carne / Como fazer manteiga caseira (e de brinde, buttermilk)

Como fazer manteiga caseira (e de brinde, buttermilk)

ComoFazerManteiga_CozinhandoPara2ou1

Não há nada mais lógico que, ao produzir meus próprios pães, eu tivesse vontade de preparar minha manteiga também sem conservantes, espessantes, corantes ou quaisquer outros aditivos artificiais. Afinal, meus lindos e saudáveis pães pedem complementos como eles, certo?

Na minha casa sempre tivemos manteiga mesmo na mesa, até bem pouco tempo artesanalmente produzida por uma família de feirantes, de quem meu avô comprava. Recentemente, como não conseguíamos mais adquirir direto deles, começamos a comprar nos supermercados e, a cada compra, nos surpreendíamos com a lista extensa de ingredientes das embalagens que deveriam conter apenas a gordura do leite e eventualmente sal.

Sempre que esta conversa surgia, minha mãe repetia que quando ela era pequena, minha bisavó costumava bater nata para fazer manteiga, mas não lembrava exatamente dos ingredientes ou do modo de preparo. Chegamos a perguntar para a bisa, mas ela também não soube dizer ao certo pois já fazia muito tempo que não repetia a receita. Mas graças à Ariana, d’A Casa Encantada, descobri exatamente como fazer. <3

Como sei que tem bastante gente por aqui que tem procurado consumir alimentos mais naturais e menos processados, aqui está mais esta receitinha linda. Garanto que vale muito a pena e que é super fácil de preparar! Eu nunca mais comprei a manteiga industrializada.

Como fazer manteiga caseira (e de brinde, buttermilk)

250ml. de creme de leite fresco (35% de gordura) ou nata
Sal a vontade

O creme de leite ou a nata deve ser usado em temperatura ambiente.

Coloque-o em um processador de alimentos e vá batendo. Eu usei o complemento do mixer de mão, por isso bati de 1 minuto em 1 minuto para deixar o motor descansar.

Aos poucos o creme fica aerado, como um chantilly e depois começa a soltar a parte líquida da sólida. Quando a massa sólida, que é a gordura do creme de leite ou da nata, se junta e começa a formar uma bola, está na hora de parar de bater.

Cubra uma peneira com papel toalha (de preferência daqueles mais grossos) e deixe escorrer o excesso do líquido. Reserve o soro, que nada mais é do que o buttermilk, um ingrediente que sempre aparece nas receitas gringas e infelizmente não encontramos para comprar aqui no Brasil.

Coloque água gelada em uma tigela e mergulhe a manteiga já separada do soro. Lave-a bem para eliminar os resíduos do soro, assim ela dura por mais tempo sem o risco de azedar. Vá trocando a água até que ela continue transparente.

Coloque a manteiga lavada sobre outro papel toalha e vá secando-a bem. Se quiser, adicione sal (eu costumo colocar 1 colher de chá), misture bem e guarde em pote fechado. Caso prefira, use forminhas de silicone para deixá-las mais charmosas.

Guarde na geladeira por uns 5 dias a uma semana (antes de consumir, confira se não está com cheiro de azedo). Na foto, servi com um café preto e um pedaço de um Pão australiano que eu mesma fiz. 🙂 Esta manteiga costuma durar uma semana para mim, comendo com pão e usando para cozinhar.

O buttermilk você também deve guardar em pote fechado, mas por até 2 dias no máximo.

Esta quantidade rende um pote pequeno (+/- 150g.) de manteiga e 1 copo americano de buttermilk.

Jpeg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

  • Ariana Pazzini

    /

    Lindaaaaaa!!!!
    Eu quase surto quando vejo nossa casinha aqui pq sou muuuuito mas muito fã desta escritora do cp2ou1 que estimula tanto a gente ir pra cozinha! Lu, que coisa mais linda!!!! Obrigado demais por sempre! Um monte de beijos!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ari, eu que agradeço! Adoro as inspirações d’A Casa Encantada, é por isso que elas acabam vindo para cá sempre 🙂
    Beijão para vocês todos.

  • Eline Prando

    /


    As tuas fotos ficaram lindas! O post está todo lindo.
    Eu tenho feito muito pão em casa, mas manteiga ainda não. Eu fui criada com manteiga feita em casa e aqui no RS ainda temos a nata que tem um ótimo preço. Enfim, não faltam motivos para fazer.
    Beijo!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Eline! <3
    Por aqui ainda é difícil encontrar a nata, mas em alguns lugares a gente consegue. A manteiga fica tão mais saborosa com ela, né?
    Super recomendo que você comece a preparar também a sua manteiga. Como disse a Ari no post dela, é um caminho sem volta!
    Beijão e mais uma vez obrigada pelos elogios 🙂

  • Claudia

    /

    Obrigada por compartilhar. Será que dah para usar a batedeira?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Claudia. Eu que agradeço pela visita e pelo comentário.
    Pode sim fazer na batedeira. Falha minha não ter incluído essa informação, uma vez que não tenho batedeira e por isso fiz no processador.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Júlia Drummond

    /

    Oiiii, adorei a receira, mas tenho uma dúvida, será que dá pra fazer no liquidificador?

    Obrigada!

  • Thiago Coelho Pessoa

    /

    Nossa adorei a receita, mas estou com uma dúvida!
    Será que dá pra fazer no liquidificador?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Júlia e Thiago!
    Acho que você até consegue fazer no liquidificador, mas pode ser um pouquinho mais chato. Você deve ter que parar de bater para abaixar a massa nas laterais do copo para continuar batendo. De qualquer forma, acho que vale tentar!

  • Thiago Coelho Pessoa

    /

    Vou tentar. Muito obrigado!

  • Lucas

    /

    Lindo site, tudo lindo!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram