Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Espaguete com molho de cebolas caramelizadas (receita de uma panela só)

Espaguete com molho de cebolas caramelizadas (receita de uma panela só)

EspagueteComMolhoDeCebolasCaramelizadas_CozinhandoPara2ou1

Eu sou super fã de refeições de um prato único, principalmente os preparados em uma só panela. Apesar disso, confesso que sempre ficava com o pé atrás de preparar massas junto com o molho, cozinhando tudo junto e misturado. Um receio de testar e correr o risco de perder os ingredientes, caso não desse muito certo.

Mas aí um belo dia algo mudou. Cebolas caramelizadas já fazem meus olhos brilharem gratuitamente. Foi quando eu vi esta receita lá no blog da Marina Maria, o Sal de Bolinha, que não resisti. O medo de não dar certo não conseguiu ser maior que a minha vontade de provar esta delícia.

Arrisquei, preparei este espaguete super facilmente e o resultado foi surpreendente. Um molho cremoso, suave mas muito saboroso. Adorei principalmente a praticidade (sem contar que depois, na hora de arrumar a cozinha, a gente tem somente uma panela suja para lavar). 😉

Precisa dizer que já entrou para a minha lista das receitas queridinhas?

Espaguete com molho de cebolas caramelizadas (receita de uma panela só)

250 gramas de espaguete (usei o sem glúten)
1 cebola grande
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco (eu não tinha, usei manjericão bem picadinho)
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de caldo de legumes (usei um caseiro; se for usar o cubinho, dissolva metade nessa quantidade de água)
Sal e pimenta do reino a vontade
Ervas frescas picadas e queijo ralado para servir

Descasque e fatie as cebolas em rodelas finas (se tiver, use um mandolin para que fiquem todas iguais) e corte as rodelas em quatro.

Coloque uma panela bem alta, que tenha tampa, no fogo médio. Aqueça o azeite e junte as cebolas. Mexa por cerca de um minuto e abaixe o fogo.

Continue mexendo as cebolas de vez em quando. Quando elas começarem a pegar cor, mexa constantemente, até que estejam totalmente douradas (mais ou menos 20 minutos). Não se preocupe com o que fica grudado no fundo da panela. Junte o tomilho e tempere com um pouco de sal e pimenta.

Adicione a água e o caldo e use uma colher para raspar o fundo da panela, soltando o que ficou grudado ali. Coloque o macarrão na panela. Aumente o fogo para médio e, quando ferver, tampe. (Se a sua panela não for alta o suficiente para tampar sem quebrar o espaguete, espere o macarrão dar uma amolecida e vá acomodando tudo dentro da panela).

ComoFazerEspagueteComMolhoDeCebolasCaramelizadas_CozinhandoPara2ou1

Depois de 5 minutos fervendo, tire a tampa e mexa o espaguete delicadamente por uns 3 minutos. Tampe novamente e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Teste o ponto do macarrão. Deve ter uns 2 dedos de líquido na panela. Vá controlando o ponto da massa e coloque um pouquinho mais de água se sentir que está secando muito. Lembre-se que a massa absorve um pouco do líquido depois de pronta.

Quando a massa estiver al dente, prove o molho e, se necessário, acerte o tempero. Retire do fogo e sirva com um punhado de ervas frescas picadinhas e queijo ralado.

Estas quantidades servem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram