Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Palitos de abobrinha no forno (superlight!)

Palitos de abobrinha no forno (superlight!)

Jpeg

Eu adoro petisquinhos e tiragostos para acompanhar um bom papo e uns bons drinks. Mas, como nessas ocasiões a gente acaba se distraindo com a conversa e come mais do que deveria, as opções precisam ser mais leves.

Estes palitinhos de abobrinha eu vi pela primeira vez no Pinterest (já segue o Cozinhando para 2 ou 1 lá?) e depois em diversos blogs. Há diversas versões, mais ou menos calóricas, mas preferi eliminar o queijo ralado e usar apenas temperinhos para deixar a abobrinha mais saborosa. De resto, é só deixar no forno para que ela resseque um pouquinho e fique crocante.

E o mais legal é que dá para fazer essa abobrinha também como acompanhamento para o almoço de todos os dias.

Palitos de abobrinha no forno (superlight!)

1 abobrinha média
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1 pitada de lemon pepper*
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem a abobrinha, tire as duas extremidades e corte-a ao meio no sentido da largura. Depois disso, corte cada metade em 6 ou 8 palitos, tentando ao máximo deixá-los com a mesma espessura.

Arrume os palitos em uma assadeira, deixando um bom espaço entre eles.

ComoFazerPalitosDeAbobrinha_CozinhandoPara2ou1

Regue os palitinhos com um fio de azeite e tempere com as ervas, o lemon pepper, sal e pimenta do reino. Leve ao forno preaquecido em 200ºC por mais ou menos 15 minutos, até que a abobrinha fique levemente tostada e com a superfície mais crocante.

Arrume os palitos em um prato ou tigelinha e sirva em seguida, ainda quentes. Depois de frios eles ficam meio borrachudos.

A quantidade vai depender da fome, mas esta porção serviu duas pessoas com outros complementos — torradinhas com patês e Palitos de legumes com creme de tofu em um happy hour.

***

*Lemon pepper é um tempero pronto de raspas de limão com pimenta. É vendido em supermercados (geralmente importado e mais caro) ou em lojas de temperos e produtos naturais a granel.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • maria de lurdes

    /

    boa tarde luciana carpinelli, adorei a receita vou fazer aqui em casa para os meus convidados, so uma duvida , terei que descascar a aboborinha ou não precisa ?? dês de já muito obrigado e um forte abraço

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram