You are here:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Bolinho de mandioca noisette (aipim, macaxeira)

Bolinho de mandioca noisette (aipim, macaxeira)

BolinhoDeMandiocaNoisette_CozinhandoPara2ou1

Não sei de onde surgiu, mas ultimamente tenho visto em diversos cardápios uma tal de porção de mandioca noisette. Curiosa que sou, resolvi experimentar para ver qual era a dela: uns bolinhos com casca crocante por fora e super cremosos por dentro. Sinceramente não consegui fazer a ligação do dito cujo com o “noisette” (que significa “na manteiga queimada”), por isso resolvi chamar de bolinho.

O problema é que quando eu fico pensando muito em alguma comida, resolvo que preciso tentar reproduzi-la em casa. E foi assim que coloquei a mão na massa de mandioca e cheguei a esses deliciosos bolinhos, que podem ser servidos com uma pimentinha como petisco ou entrada, e também como acompanhamento em um almoço gostoso.

200g. de mandioca crua sem casca e sem o fio do centro (aipim, macaxeira)
1 xícara de leite
1 ovo
1 dente de alho amassadinho
+/- 1/2 xícara de farinha de rosca
Sal a vontade

Coloque a mandioca cortada em pedaços não muito grandes para cozinhar no leite até ficar bem macia (se precisar, adicione um pouquinho de água). Depois, retire do fogo e espere esfriar um pouco até que fique agradável tocá-la.

Escorra os pedaços e reserve o leite do cozimento. Amasse a mandioca e misture bem com o ovo, o dente de alho e uma pitada de sal para obter uma massa que desgruda da mão. Se precisar, vá adicionando colheres do leite até obter esse ponto.

ComoFazerBolinhoMandiocaNoisette_CozinhandoPara2ou1

Você pode fazer bolinhas, mas eu quis deixar o formato bem parecido com o original e, para isso, abri a massa sobre um pedaço de plástico filme, deixando uma altura de mais ou menos 2 dedos. Depois, usei um cortador de alumínio para fazer os bolinhos.

Envolva os bolinhos com a farinha de rosca e frite-os em óleo não muito quente (para que o centro fique quentinho sem tostar a casca).

Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento e até 3 como entradinha. Uma pimenta combina MUITO bem com estes bolinhos — aproveitei para inaugurar meu vidrinho de Sriracha. Nham! 😉

BolinhoMandiocaNoisette_CozinhandoPara2ou1

.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comments

  • Aline

    /

    Lu, amei! Só que como não tinha o cortador, fiz bolinhas mesmo e assei no forno. Ficou uma delícia mesmo, muito bom. (:

  • Luciana C.

    /

    Aline, o importante é fazer, não importa como. 😉
    Fico feliz que tenha gostado e também por ter voltado aqui para contar.
    Beijo!

  • Jaqueline

    /

    Excelentes dicas!!!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

4 × 5 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram