Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Berinjela à parmegiana

Berinjela à parmegiana

BerinjelaAParmegiana_CozinhandoPara2ou1

Não gosto de berinjela, é fato. Mesmo assim, tenho descoberto cada vez mais formas de comê-la sem fazer careta. Pode até parecer contraditório, mas é sim possível introduzir no nosso cardápio alguns alimentos menos queridos.

Sabe aquela história da mãe esconder o chuchu ou a abobrinha embaixo do arroz e a criança comer sem perceber? A estratégia é a mesma: a gente usa outros ingredientes e sabores que agradam para “maquiar” aquele não muito querido. E dá certo!

Depois que experimentei as Mini pizzas de berinjela e me apaixonei, ela começou a aparecer mais na minha cozinha. Outro dia resolvi prepará-la à parmegiana e juro que se eu mesma não tivesse cozinhado, não saberia dizer o que era. Resultado: amei.

Será que preciso rever meus conceitos e começar a dizer que gosto de berinjelas? 😉

Berinjela à parmegiana

1 berinjela grande
1/2 limão espremido
Água suficiente
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de farinha de rosca (ou farinha de pão duro ralado)
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo vegetal para fritar (opcional)
Molho de tomate
Fatias de muçarela ou queijo prato
Parmesão ralado

Misture o caldo de limão a um pouco de água e uma boa pitada de sal em um recipiente do tamanho da berinjela. Lave-a bem, corte fatias não muito grossas no sentido do comprimento (não precisa tirar a casca) e mergulhe-as na água com limão por mais ou menos 20 minutos — isso vai diminuir o amargor da berinjela.

Enquanto isso, prepare os ingredientes para empanar. Em um prato ou refratário baixo, quebre o ovo e bata ligeiramente com um garfo até que comece a espumar.

Em outros dois pratos ou refratários, coloque separadamente a farinha de trigo e a farinha de rosca. Tempere cada uma com um pouquinho de sal e pimenta do reino.

Escorra as fatias de berinjela sobre papel toalha e enxugue-as bem. Passe cada fatia primeiro na farinha de trigo, cobrindo toda a superfície. Mergulhe a berinjela enfarinhada no ovo e depois passe na farinha de rosca, pressionando levemente para formar uma casquinha.

Você pode ir fritando a berinjela à medida em que as empana ou empanar todas, colocá-las lado a lado em uma assadeira (sem sobrepor uma a outra) e fritá-las depois que terminar.

Para saber se o óleo está em temperatura adequada para começar a fritura, você pode colocar um palito de fósforo ainda não aceso. Quando ele acender, dentro do óleo, você pode retirá-lo e começar a fritura.

Para evitar a fritura, eu assei as fatias de berinjela empanadas em refratário untado com um tiquinho azeite, no forno pré-aquecido em 180°C, virando quando a parte de baixo começou a dourar.

Retire as berinjelas empanadas do óleo ou do forno e escorra sobre papel absorvente.

Distribua um pouco do molho no fundo de uma assadeira ou refratário, coloque as berinjelas à milanesa, coloque o restante do molho, o queijo por cima e leve ao forno para derreter o queijo. Se quiser, pode deixar o prato preparado e derreter o queijo somente na hora de servir.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

Dica: como a berinjela é rica em proteínas e contém uma boa quantidade de vitaminas A, B1, B2, B5 e C e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, ela pode substituir a carne nas refeições. Ótima opção para uma Segunda Sem Carne!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram