Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Quiche light de ricota com espinafre e base de biscoito

Quiche light de ricota com espinafre e base de biscoito

img_20130819_145641.jpg

Adoro fazer quiches porque ficam bonitas, não dão muito trabalho mas ao mesmo tempo é gostoso de fazer. Não sou nutricionista, mas dizem que a base de biscoito é mais light que a de farinha e, além disso, reduzi a margarina (ou seja, a gordura). Para completar, fiz um recheio também leve e delicioso.

Para a base:
50g. de biscoito salgado (dê preferência aos integrais/com grãos e preste atenção na quantidade de gordura)
1 colher de sopa de margarina (light)
1 colher de sopa de requeijão (light)

Para o recheio:
100ml. de leite (desnatado)
1 ovo
1 colher de sopa de requeijão (light)
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/2 maço de espinafre
1 xícara de ricota esfarelada
1 colher de sopa de tomate sem pele e sem sementes picadinho
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas (ou metade de ervas finas desidratadas)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
1 colher de sopa de queijo ralado (light)

Triture os biscoitos (eu usei 2 pacotinhos de um integral com 3 cereais, por isso a massa ficou mais escurinha) no processador, liquidificador ou então coloque em um saco plástico e amasse-os com o rolo de macarrão ou martelo para carne. Amasse bem com a margarina e o requeijão até virar uma farofa grossa e forre o fundo e a lateral de uma forma com fundo falso ou refratário com ela (eu usei uma forma de 17cm. de diâmetro).

Para o recheio, aqueça um fiozinho de azeite e coloque a cebola e o alho para refogar. Acrescente o espinafre, mexa até que murche e tempere com uma pitadinha de sal e outra de pimenta do reino. Reserve. Misture à ricota o tomate e as ervas e também tempere com sal e pimenta. Reserve também.

Bata o leite, o ovo e o requeijão com sal e pimenta do reino e despeje sobre a base de biscoito. Por cima, distribua a ricota temperada, o espinafre refogado e salpique o queijo ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 20 minutos (até o recheio ficar firme). Espere esfriar um pouco se for desenformar (no caso da forma com fundo removível).

Dica: se você preferir mudar o recheio, veja a Receita básica de quiche (passo a passo).

img_20130815_145126.jpg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram