Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Sopa gratinada de cebola

Sopa gratinada de cebola

img_20130723_135215.jpg
Sabe quando o frio é tanto que dá a impressão de que nem uma sopinha quente vai dar conta de esquentar? Essa sopa de cebola, além de super saborosa, ainda sai borbulhando do forno com queijo derretido por cima. Não há frio que resista — e garanto que depois de experimentá-la você também não vai resistir a ela. Prepara o cobertor e corre para a cozinha que a noite quente está garantida! 😉

2 cebolas médias cortadas em rodelas finas
2 colheres de chá de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de caldo de legumes ou de galinha
1 xícara de leite (ou mais 1 xícara de caldo)
2 fatias grossas de pão
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela alta, derreta a margarina e acrescente a cebola. Misture bem e deixe dourar em fogo baixo por mais ou menos 20 minutos. Adicione a farinha de trigo e mexa até que comece a dourar também. Em seguida, acrescente o caldo de legumes/galinha e o leite, incorpore bem todos os ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, sem parar de mexer, até começar a engrossar. Prove e tempere com sal e pimenta do reino a vontade.

Coloque a sopa em uma sopeira ou tijelas individuais, mergulhe o pão e cubra com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido em 270ºC sobre um refratário ou assadeira (a sopa vai borbulhar e o queijo pode escorrer) até gratinar. Sirva em seguida, ainda bem quente.

Esta receita rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

1 + onze =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram