Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Sopa de tomate

Sopa de tomate

sopadetomate

Você não vai ter a icônica lata do Andy Warhol, mas esta sopa feita em casa é ainda mais saborosa do que a industrializada pop, mundialmente famosa. Além disso, é incrivelmente fácil e rápida de fazer.

Uma forma diferente de saborear o tomate, que pode ser servida bem quentinha nos dias frios ou então gelada no verão, como entrada. Mais uma sugestão do nosso Especial de Inverno.

Sopa de tomate

4 tomates sem pele e sem semente
1/2 cebola
1 dente de alho
2 xícaras de água ou caldo de legumes/galinha
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de molho de pimenta (opcional)
1 ramo de manjericão e/ou salsinha frescos
3 colheres de sopa de creme de leite, de creme de arroz ou de iogurte natural não adoçado
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados grosseiramente. Quando começarem a dourar, coloque os tomates em pedaços e mexa bem. Adicione a água/caldo, o molho inglês, o molho de pimenta, se for usar, e o manjericão/salsa, prove e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe ferver por 5 a 8 minutos, até que os tomates estejam bem macios. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

Dica: você pode substituir os tomates frescos por 400g. de tomates pelados em lata (com o suco) ou então polpa de tomate. Neste caso, não precisa usar a água/caldo de galinha.

Bata tudo no liquidificador (por via das dúvidas, deixe uma fresta para que o calor não faça o liquidificador explodir) até ficar bem homogêneo. Se quiser, passe por uma peneira para eliminar possíveis pedaços maiores.

Retorne à panela e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 5 minutos, sempre mexendo. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite/iogurte. Misture bem até ficar homogêneo e sirva em seguida. Enfeite com ervas frescas ou brotos e acompanhe de torradinhas.

Esta receita serve duas porções pequenas, suficientes para a entrada de duas pessoas ou uma refeição leve para uma pessoa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram