Você está aqui:  / Vegetais / Purê de mandioquinha

Purê de mandioquinha

wpid-img_20130510_145330.jpg

O Purê de mandioquinha é um acompanhamento que foge do tradicional mas ao mesmo tempo é fácil de fazer e super versátil: fica bom com qualquer tipo de carne (de bife grelhado a assados mais incrementados, passando por aves, peixes e porco), além de combinar muito bem com os mais diversos cogumelos. Perfeito para um jantar gostoso, como deve ser o do Dia dos Namorados.

Purê de mandioquinha

1 e 1/2 xícara de mandioquinha (batata salsa, batata baroa) cozida e amassada
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
+/- 1/4 de xícara de leite morno ou de creme de leite
Sal e pimenta do reino a vontade

Cozinhe a mandioquinha, sem casca, em água suficiente para cobri-la na panela e um pouquinho de sal, até ficar macia. Escorra-a, amasse-a e meça mais ou menos 1 e 1/2 xícara para começar.

Em fogo baixo, acrescente a manteiga, as ervas finas, o queijo (se for usar) e misture bem para ficar homogêneo. Aos poucos, vá acrescentando o leite ou creme de leite e mexendo até obter o ponto desejado (eu prefiro que o purê fique mais firme, mas você pode deixá-lo menos consistente). Prove e tempere com sal e pimenta do reino a vontade.

Esta quantidade serve duas pessoas em um prato com complementos (uma carne e salada com grãos, por exemplo).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

dezenove − um =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram