Você está aqui:  / Carnes / Entradas e petiscos / Tortas e quiches / Vegetais / Quiche de carne seca com base de mandioquinha

Quiche de carne seca com base de mandioquinha

wpid-img_20130509_205049.jpg
Esta quiche eu criei, com a consultoria da minha mãe, especialmente para o Especial Comida de Boteco. A ideia era usar ingredientes de petiscos de bar e fazer algo um pouco mais sofisticado. No fim, ficou bonita e muito gostosa. O que acharam?

Para a massa:
150g. de mandioquinha (batata salsa/ batata barôa)
1/2 colher de sopa de manteiga
1 gema
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de cheiro verde picadinho ou ervas finas desidratadas
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 fiozinho de azeite

Para o recheio:
1/4 de xícara de leite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de farinha de trigo
100g. de creme de leite ou requeijão
100g. de carne seca (charque/ carne de sol) cozida e desfiada
1 clara
1 pitadinha de bicarbonato de sódio
Sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado e cebolinha picada para salpicar

Prepare primeiro a massa, cozinhando a mandioquinha sem casca e em pedaços no vapor ou com pouca água (suficiente para cobri-la na panela) por mais ou menos 15 minutos, até ficar bem macia. Retire-a e amasse-a com um garfo.

Acrescente a margarina, a gema, o queijo, as ervas, a farinha de trigo e o sal e misture bem. Preferi deixar essa massa um pouco mais light, com menos manteiga e pouca farinha, por isso ela fica um pouco grudenta (se quiser, vá acrescentando farinha até desgrudar). Leve à geladeira por uns 15 minutos.

Enquanto isso, coloque em uma panela o leite, a cebola, o alho, as ervas finas e deixe ferver. Adicione o queijo e a farinha de trigo e mexa até incorporar e começar a engrossar. Desligue o fogo, envolva o creme de leite ou o requeijão e tempere com sal e pimenta. Você pode misturar a carne seca, mas eu preferi colocá-la por cima para aparecer mais. Deixe esfriar.

Retire a massa da geladeira e forre o fundo e as laterais de um refratário pequeno ou de uma forma de aro untados e enfarinhados. Como a massa está grudenta, sugiro cobrir o fundo e regar com um fiozinho de azeite (não refoguei o recheio para economizar no azeite). Por cima do azeite, você consegue ir “esticando” a massa para as laterais.

Recheie com o creme e a carne seca. Com um garfo ou fouet, bata bem a clara com o bicarbonato de sódio até dobrar de tamanho (mais ou menos 5 minutos). Distribua sobre a quiche recheada e salpique com queijo ralado e cebolinha.

Leve ao forno pré-aquecido em 200°C por 20 a 30 minutos para cozinhar (espete um garfo no meio da quiche para verificar se o creme está firme). Retire do forno e espere uns 5 minutinhos antes de servir para que fique mais firme.

Esta receita rende 4 pedaços pequenos, que podem ser servidos como refeição para 2 pessoas acompanhados de uma salada ou então como petisco, em pedaços menores.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

três + 13 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram