Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Vegetais / Bacalhau de festa ao forno

Bacalhau de festa ao forno

BacalhauDeFestaAoForno_CozinhandoPara2ou1

Não lembro exatamente quando o bacalhau virou tradição nas ceias da minha família, mas agora não pode mais faltar. Aqui está mais uma dica do Especial de Receitas para as Festas de Fim de Ano com todos os detalhes para sua mesa ficar ainda mais gostosa e variada.

400g. de bacalhau em postas largas
2 cebolas
2 pimentões de cores diferentes
3 a 4 batatas médias
2 ovos cozidos
200ml. de azeite
Azeitonas pretas
Sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem o bacalhau em água corrente e coloque de molho em água limpa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água mais umas 3 a 4 vezes a cada 2 horas para dessalgar, mantendo sempre na geladeira.

Após isso, escorra bem e coloque em uma panela com água para aferventar por 15 a 20 minutos (até começar a amolecer). Escorra o bacalhau, retire os espinhos com cuidado para não desfiar muito a carne e reserve.

Descasque e cozinhe as batatas em água com sal por 15 minutos. Retire-as da água e fatie-as. Reserve.

Corte as cebolas e os ovos em rodelas. Corte a parte superior dos pimentões, tire o miolo e lave bem para não ficarem sementes. Corte-os em rodelas e reserve.

Cubra o fundo de um refratário ou assadeira com azeite e monte as camadas: batatas, bacalhau, ovos, cebolas, pimentões e azeitonas. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e regue com o restante do azeite.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 20 minutos. Descubra e deixe dourar no forno por mais ou menos 5 minutos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Fabi

    /

    Oi, Luciana! Vou fazer essa receita de bacalhau amanhã. Como não tenho grandes “dotes culinários”, tenho que ficar no fácil e seguro, que não tenha muita chance de dar errado… 🙂 Seu blog tem sido uma mão na roda! Feliz Páscoa pra você e seus leitores!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram