Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Risoto de quinua com alho poró ao limão

Risoto de quinua com alho poró ao limão

wpid-img_20121122_141526.jpg

A quinua também é conhecida como “grão de ouro” não pela sua cor, mas pelas ricas propriedades nutritivas. Não bastasse, fica muito gostosa em diversos tipos de pratos, como nesse risoto. E para ficar ainda mais interessante, alho poró e limão complementam a receita que é um espetáculo de sabores.

1 xícara de quinua
1 alho poró sem as folhas em rodelas
1 alho picadinho
1 limão espremido
2 1/2 xícaras de água
Azeite e sal a gosto

Aqueça o azeite e refogue o alho e o alho poró. Acrescente a quinua lavada e refogue também. Acrescente o caldo de limão, a água e um pouco de sal e mexa bem. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe a panela semitampada até a água começar a secar (não deixar muito empapado nem muito seco).

Dica: se preferir, substitua a quinua por arroz arbóreo.

A quinua tem sido muito consumida pois descobriram que ela promove diversos benefícios ao organismo. É um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, demora para ser transformado em açúcar, e ainda acelera o metabolismo, favorecendo a queima calórica.

Além de vitaminas e sais minerais, possui uma combinação de proteínas e aminoácidos equivalente à quantidade de arroz e feijão juntos, e uma boa concentração de Ômega 3, um tipo de gordura boa que limpa as artérias do coração. Acho que vale a pena experimentar substituir alguns ingredientes por quinua, seja ela em grãos, em flocos ou a farinha).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram