Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Os benefícios de aliar atividade física e uma boa alimentação

Os benefícios de aliar atividade física e uma boa alimentação

Quem nunca teve preguiça de se mexer, que atire a primeira pedra. Muitas vezes é difícil dar o primeiro passo mas, o que sempre falo para os meus pacientes: dê uma chance! Dê uma chance para o seu corpo perceber o quanto fazer algum tipo de atividade física faz bem. E o mesmo serve para uma alimentação mais saudável.

Ser fisicamente ativo aumenta o gasto energético diário, ou seja, você gasta muito mais energia do que uma pessoa sedentária. Isso é ótimo para quem quer manter ou perder peso, uma vez que, nessas condições, não é qualquer excesso eventual que vai fazer o seu corpo entender que precisa estocar gordura.

A atividade física pode ser entendida como qualquer atividade que faça você se mexer. Vivemos a maior parte dos nossos dias sentados, seja na frente do computador, no transporte público ou no carro. Muitas vezes subimos de elevador em vez de pelas escadas. Tudo isso resulta em um gasto energético diário muito baixo.

E você pode sair dessa condição fazendo algumas opções diferentes:
– procure andar mais a pé
– suba mais escadas
– desça um ponto antes do seu destino final e caminhe
– de tempos em tempos, levante da cadeira, fique um pouco de pé e alongue-se

Para quem gosta de ginástica e esportes, os benefícios são incríveis! Além de estimular nossa massa muscular e proporcionar a queima da gordura em excesso, o bem-estar pode vir de diversas formas:
– o sono melhora, assim como a sensação de disposição ao despertar
– diminui consideravelmente o estresse e a ansiedade
– dores crônicas, nas costas, pescoço e articulações, tendem a melhorar com a prática
– melhora da postura

Para quem não gostou de nenhuma das opções, recomendo que pesquise para descobrir algo que goste! Pode ser uma aula de dança, de ioga, pilates, caminhada, corrida… Não precisa ter uma rotina de atleta para se sentir bem, mas é importante achar algo que combine com você para que o engajamento seja maior. Ao longo do tempo, você pode ir mudando e experimentando novas atividades.

Porém, cabe aqui ressaltar que os benefícios da atividade física serão maiores se a alimentação também for cuidada. O que você come é o combustível para exercer todas as atividades do dia. Uma rotina alimentar desequilibrada pode fazer com que você não tenha nem metade dos benefícios de ser fisicamente ativo. Alguns exemplos: ficar muito tempo sem comer; não comer alimentos como frutas, verduras e legumes; não se hidratar corretamente e comer muitos alimentos ultra-processados podem fazer com que o seu corpo não consiga formar massa muscular, além de não permitir que você tenha uma boa disposição para praticar exercícios.

Eu sempre digo que conseguimos evoluir muito se cuidarmos isoladamente da alimentação ou da prática de atividade física, porém, somente até um certo ponto. Uma alimentação equilibrada aliada à uma vida fisicamente ativa ainda é a combinação mais perfeita para o bem-estar.

.

Raquel Labonia
é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: