Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Ideias saudáveis para variar os lanches do dia a dia

Ideias saudáveis para variar os lanches do dia a dia

Pra não cair na armadilha de comer qualquer coisa (ou então não comer nada), preparei algumas dicas para ajudar no planejamento e organização dos lanches entre as refeições principais!

O primeiro passo é escolher um recipiente adequado. Se você quiser, vale a pena investir em potes e marmitinhas que são atraentes e bonitos! Isso dá um charme a mais na hora da refeição. Mas, claro, você pode tranquilamente usar os recipientes que tem em casa. Somente verifique se eles estão em bom estado, isso porque qualquer pequena rachadura pode favorecer o acúmulo de bactérias ou então causar uma “sujeirada” na sua bolsa ou mochila, o que, no caso, não queremos!

Lancheiras e garrafas térmicas também são bem-vindas para conservar os alimentos e mantê-los em uma temperatura que seja agradável para o consumo, principalmente para quem não tem a possibilidade de deixar os lanchinhos na geladeira. Quem nunca deixou de comer algo só porque estava feio e molenga?

Uma boa dica é colocar o recipiente térmico na geladeira no dia anterior e retirar somente na hora em que for sair de casa! Isso faz com que a temperatura seja mantida por mais tempo.

Para planejar um lanche equilibrado, o ideal é pensar em grupos alimentares! Um lanche balanceado pode conter:

1 fruta OU vegetal + 1 fonte de carboidrato + 1 fonte de proteína

Para variar no grupo das frutas e vegetais, é sempre importante verificar a sazonalidade de cada alimento, ou seja, a safra de cada um. Dessa forma, você compra frutas, verduras e legumes mais baratos e gostosos! Veja alguns exemplos:

Frutas da estação – Setembro
Banana
Laranja
Maçã
Mamão
Mexerica
Nêspera

Legumes da estação – Setembro
Cenoura
Beterraba
Rabanete
Erva-doce (funcho)
Palmito

E para os carboidratos e proteínas, alguns exemplos para você combinar do jeito que mais gostar!

Carboidratos
Biscoito de polvilho
Milho
Tapioca
Pão de forma (de preferência integral)
Pão de queijo (de preferência caseiro)
Torrada integral

Proteínas
Ovinho de codorna/ovo cozido
Rolinho de queijo
Ricota/creme de ricota
Cubinho de queijo branco com orégano
Iogurte

Por fim, duas receitas equilibradas, pra você colocar em prática!

TOMATE, MILHO, QUEIJO BRANCO E ERVAS
1 lata de milho (de preferência aqueles que não contém sal)
2 a 3 tomates picados ou 100g. (+- 1/2 bandeja) de tomate cereja
100g. (+- 2 a 3 fatias grossas) de queijo branco cortado em cubinhos
Ervas a gosto (alguns exemplos: salsinha, manjericão, orégano e tomilho)

Em um recipiente grande, misture todos os ingredientes acima. Divida em 2 a 4 potinhos menores, já deixando pronta as porções para os lanches. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias ou em um recipiente térmico com gelo por no máximo 6 a 8 horas.

IOGURTE NATURAL COM AMEIXA PRETA SECA OU MANGA
1 pote (mais ou menos 170g.) de iogurte natural sem açúcar
2 a 3 ameixas pretas secas OU 1/2 manga

Bata no liquidificador, processador ou mixer o iogurte com as ameixas ou a manga, coloque em um pote com tampa e deixe apurando na geladeira durante a noite (cerca de 10 a 12 horas). Conserve em geladeira por no máximo 2 dias ou em um recipiente térmico com gelo por no máximo 6 a 8 horas.

Essas são algumas ideias de lanches para consumir pela manhã, entre o café da manhã e o almoço, durante a tarde ou então antes de fazer exercícios, Use sua criatividade!

E lembre-se: cada caso é um caso. Portanto, consulte sempre um profissional nutricionista para te orientar da melhor forma.

 


Raquel Labonia
 é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: