Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Como ter uma alimentação saudável depois do Carnaval?

Como ter uma alimentação saudável depois do Carnaval?

No fim de qualquer feriado o pensamento sempre é o mesmo: “Como eu pude comer tanto? Não tem jeito, preciso começar a dieta já!”. Em 2020, que tal pensar diferente? Em vez de começar uma nova dieta, o que acha de repensar a alimentação de forma ampla?

Cada hora surge uma nova dieta da moda, porém uma reflexão importante é: se ela fosse realmente tão boa, por que não conseguimos segui-la para sempre? Não seria essa a solução para todos os problemas?

Essas dietas sempre trazem a garantia de resultados rápidos e milagrosos, além de deixar claro que apenas você é o responsável pela sua alimentação, até porque as únicas coisas necessárias para emagrecer são: foco, força e fé… não é mesmo?

Diversas evidências nos mostram que a saúde não deveria ser vista de forma tão simples porque, além da questão nutricional, é de extrema importância considerar a interação entre o que, de qual forma, onde e porque você come o que come.

O simples funciona! Para ter uma alimentação saudável, seja depois das comemorações de carnaval ou em qualquer outro momento do seu ano, as duas regras de ouro devem ser:

1) Preferir alimentos mais naturais, ou seja, que não foram incrementados industrialmente com grandes quantidades de açúcares, gorduras e sódio (sal).

2) Escolher os alimentos da safra, pois estarão acessíveis financeiramente e mais saborosos.

Nada é mais saudável do que consumir (com consciência) aquele alimento específico de que gostamos sem culpa. Em uma rotina alimentar saudável, todos os alimentos possuem espaço!

Pode ser que você tenha saído do seu habitual em relação à alimentação neste período, assim como aconteceu com a maioria das pessoas, mas saiba que isso é completamente normal. Antes de pensar em cortar qualquer alimento, lembre-se de que a saúde vai além dos nutrientes.

 


Mariana Ribeiro
é nutricionista, aprimoranda em transtornos alimentares e técnica em Nutrição e Dietética. É apaixonada pela ciência bioquímica e fisiológica da Nutrição, e acredita ser essencial associar esse conhecimento com o comportamento alimentar de forma que seja possível melhorar a relação das pessoas com os alimentos e o ato de comer, favorecendo a saúde e a adequada nutrição.

Acompanhe-a pelo instagram: https://www.instagram.com/maribeiro.nutri

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram


%d blogueiros gostam disto: