Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Água: você se lembra dela no dia a dia?

Água: você se lembra dela no dia a dia?

Água

A ingestão de água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e também para um emagrecimento saudável e esta informação provavelmente você já ouviu por aí. Mas você saberia dizer o porquê desta necessidade?

Cerca de 60% do nosso corpo é constituído por água, ou seja, mais da metade do nosso peso corporal — que está distribuída na forma de líquidos extra e intra celulares. As células presentes nos músculos e nos órgãos necessitam de uma grande quantidade de água para se manterem funcionando adequadamente e para garantir o equilíbrio do organismo.

O nosso corpo elimina, todos os dias, aproximadamente 2,5 litros de água. Essa perda se deve à transpiração (que visa manter a temperatura adequada nos dias mais quentes ou durante os exercícios físicos); à respiração (que é contínua); à digestão e à absorção de nutrientes (através da formação de enzimas importantes neste processo), à saliva e ao suco gástrico, bem como à urina e às fezes.

A hidratação também tem sido observada como um ótimo fator para a melhora do aspecto dos cabelos, das unhas e da pele, além de melhorar sintomas de retenção de líquidos – uma vez que a água ingerida em quantidade adequada promove a ativação da circulação sanguínea, provocando a eliminação de toxinas, dos excessos de sódio e pode até melhorar a celulite. Enquanto que, para praticantes de atividade física, observa-se pela hidratação uma redução de câimbras e contusões.

Como já percebeu, a hidratação é imprescindível, não só para a prática de atividades físicas, como no dia a dia de qualquer pessoa que deseja preservar sua saúde.

A falta de água no organismo, que ocorre principalmente em dias mais quentes, ou desidratação provoca sintomas como perda de apetite, dificuldade de concentração, náuseas e vômitos, aumento dos batimentos cardíacos, alterações visuais e auditivas, redução do desempenho físico e ocorrência de câimbras frequentes durante a prática de atividade física. Em casos mais graves pode deixar o sangue mais viscoso, o que pode provocar tromboses, infarto agudo do miocárdio e derrames, uma vez que não há pressão adequada para o sangue circular.

A necessidade de água varia conforme a idade, o sexo e a temperatura do ambiente, mas de forma geral o ideal para repor as perdas do organismo e evitar a desidratação seriam 2 litros de água por dia ou, se preferir, 100 ml a cada 30 minutos.

O importante é ingerir água antes mesmo de sentir sede, pois este já é o primeiro sintoma de desidratação e, se você não dá atenção a este sinal, o corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo (quantidade energia ou calorias que gastamos para viver). Isso dificulta não só o funcionamento do organismo, mas também agrava as oscilações de peso corporal. É por este motivo que sempre se recomenda a ingestão de água para facilitar o emagrecimento e a manutenção do peso.

Ou seja, não adianta nada Entender a importância dos principais grupos alimentares ou fazer todo o esforço do mundo para descobrir Como perder o peso acumulado e esquecer do básico: tomar água. Portanto, separe agora mesmo sua garrafinha ou uma caneca para te acompanhar sempre, seja no trabalho, em casa ou durante as atividades físicas. E jamais deixe de se hidratar!

.

Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista

.

.

Thaís Lamonica é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

* Foto: reprodução

8 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: