Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Agora eu começo a dieta! (Mas qual delas?)

Agora eu começo a dieta! (Mas qual delas?)

Começo de ano chegou e o que mais vemos por aí nesta época são as dietas milagrosas pra desintoxicar, desinchar, emagrecer e por aí vai…

Para você não cair em armadilhas, pensei em algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo antes de começar alguma dessas dietas. E, logo abaixo, coloquei as observações que eu faria sobre cada pergunta. Veja só:

Pergunta: Eu vou conseguir seguir essa dieta por quanto tempo?

Minha observação: geralmente dietas são bem restritivas e excluem coisas que fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, são difíceis de manter em longo prazo e, portanto, não valem a pena, não agregam nenhum processo de aprender a comer melhor, muito menos de autoconhecimento, que é essencial para quem quer ser saudável de verdade.

Pergunta: Essa dieta me causa algum tipo de sentimento ruim como ódio, raiva, frustração ou tristeza?

Minha observação: quando nos alimentamos de uma forma que não estamos tranquilos e satisfeitos, a chance de isso desencadear sentimentos e sensações ruins é grande, fazendo com que não seja o processo ideal caso você esteja buscando a perda de peso.

Pergunta: Essa dieta traz algum tipo de malefício para a minha saúde?

Minha observação: isso pode acontecer tanto pela exclusão ou pela inclusão de alimentos. Sintomas como dores de cabeça, queda de pressão, aumento de índices de colesterol e desidratação são apenas alguns exemplos de consequências que uma alimentação desequilibrada pode trazer. Uma dieta que tem como consequências sintomas como esses não pode ser considerada saudável.

Pois bem, na maioria dos casos, quando avaliamos alguma dieta, as conclusões não são muito boas. Elas são difíceis de manter a longo prazo, ficamos muito restritos a alguns tipos de alimentos, nos deixando tristes ou até mesmo mal-humorados, e podemos ter sintomas físicos como dores de cabeça, por exemplo.

A melhor orientação ainda é: procure um profissional para te ajudar nessa busca. É um processo longo, que requer energia e uma condução adequada, feito por uma pessoa capacitada para isso. Se as dietas realmente funcionassem, a gente já teria parado de inventar moda.

Espero que essa reflexão te ajude a pensar melhor antes de entrar numa fria achando que está fazendo um bom negócio. Não tem problema nenhum querer emagrecer, a questão é como esse processo vai acontecer — e com quais consequências você vai ter que lidar depois. ☺

 

Raquel Labonia é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram


%d blogueiros gostam disto: