Você está aqui:  / Dicas da Nutri / 3 dicas para ter uma alimentação mais consciente na época de festas

3 dicas para ter uma alimentação mais consciente na época de festas

Durante o período de festas, dois comportamentos são muito comuns entre a maioria das pessoas: 1. comer mais do que o necessário e 2. comer e se sentir culpado.

Por isso, dicas como essas a gente vê em todo lugar:

– Faça uma refeição antes da ceia de Natal ou de Ano Novo, assim você não cai na tentação;
– Beba bastante água, assim você fica com o estômago cheio e não consegue comer demais;
– Leve sua própria comida.

Muito bem. Se você optar por aplicar qualquer uma dessas três dicas, você ficará genuinamente feliz? Ou isso te causará algum tipo de sofrimento, raiva ou frustração?

Caso a resposta para essa última pergunta seja positiva, pare tudo e recomece.

Para sua alimentação ser realmente saudável e sustentável, ou seja, para você conseguir descobrir seu equilíbrio e levá-lo para a vida, preferencialmente sentimentos positivos devem ser associados.

Portanto, nesse final de ano, para você praticar a conexão com você mesmo e fazer da sua alimentação algo tranquilo e feliz neste momento festivo e especial, aqui vão outras dicas, bem diferentes daquelas que vimos anteriormente:

Escolha comidas e bebidas que você REALMENTE quer comer

Ou seja, evite optar por algo só porque é mais saudável, light, diet, integral, sem glúten ou sem lactose, mas que você não está com vontade de comer. Isso pode fazer com que você fique insatisfeito e, com isso, coma mais do que precisa, só porque não comeu o que realmente queria.

Faça um prato com tudo o que você quer comer e olhe para ele com atenção

Desta forma, fica mais fácil de você entender o que e quanto está comendo. Ficar circulando, beliscando e sem atenção, também pode ter como consequência comer demais.

Além disso, enquanto estiver montado seu prato, não deixe de perguntar para o seu corpo o que ele quer e quanto ele quer.

Procure um lugar confortável para comer, e relaxe

Em festas, de uma forma geral, temos a tendência de ficarmos circulando, conversando e beliscando. Uma boa dica é você procurar um lugar confortável para comer, evitando ficar de pé ou de qualquer jeito. Sentado confortavelmente, a tendência é relaxar. E, estando relaxado, você é capaz de comer mais devagar, mastigar melhor, sentir o sabor dos alimentos e identificar com mais clareza quando você está saciado, ou seja, satisfeito.

Espero que essas dicas ajudem a ter um período de festas de final de ano bem gostoso. Tem coisas que a gente só come no Natal e no Ano Novo, não é mesmo?! Por isso, desfrute esse momento com consciência e tranquilidade.

 


Raquel Labonia
 é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

%d blogueiros gostam disto: