Você está aqui:  / Matinais / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Tofu mexido (receita vegana)

Tofu mexido (receita vegana)

Uma das coisas que eu mais gosto na vida são looongos cafés da manhã ou então um bom brunch, com tempo suficiente para degustar deliciosas comidinhas enquanto leio o jornal, folheio uma revista ou coloco a timeline do Facebook em dia.

Como durante os dias úteis a manhã é super corrida, com os minutos contados exatamente para que eu não precise acordar tão mais cedo, aproveito os fins de semana para preencher demoradamente as manhãs de folga com minha refeição preferida do dia. E esse meu hábito de variar sempre o cardápio em cafés da manhã equilibrados acabou até virando hashtag: acompanhe o #DesjejumCP2ou1 para se inspirar também!

Neste fim de semana, resolvi preparar o tofu mexido com cúrcuma, alho e finalizado com cebolinha. Para acompanhar, pão tostadinho com azeite, café, pistache e uma ameixinha ameixinha.

Uma curiosidade para quem também precisa reforçar a ingestão de ferro como eu: tofu tem quase três vezes mais ferro que a mesma quantidade de ovo (e um pouco mais de proteínas). Neste caso (o meu), é uma boa ideia incluir o tofu mexido como opção para o café da manhã. Sem contar que a cúrcuma ou açafrão da terra, tempero usado para deixar o tofu coradinho como o ovo, tem muitas propriedades benéficas para nosso organismo. O ponto negativo é que somente alimentos de origem animal têm vitamina B12, que também preciso reforçar.

Tofu mexido (receita vegana)

1 fatia grossa de tofu firme (+/- 2cm.)
1 dente de alho bem picadinho
1/2 colher de chá de cúrcuma em pó (açafrão da terra)
1 colher de sopa de “Requeijão” de castanha de cajú (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Enxugue bem o tofu com um papel absorvente e desmanche-o com as mãos, formando grumos não muito pequenos. Reserve.

Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e coloque o alho para refogar rapidamente, sem deixar dourar. Junte o tofu e a cúrcuma e vá misturando delicadamente para espalhar a cor por todos os pedacinhos de tofu. Se for usar, adicione o requeiju (eu gosto de usar pois deixa o tofu mexido mais cremoso, mais parecido com o ovo mexido). Mexa para integrar tudo muito bem.

Tempere com sal e pimenta do reino e sirva em seguida. Eu gosto de acompanhar de fatias fininhas de pão tostado na frigideira com um fiozinho de azeite.

Estas quantidades rendem uma porção.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram