Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Mini berinjelas assadas com molho de missô

Mini berinjelas assadas com molho de missô

MiniBerinjelasComMisso_CozinhandoPara2ou1

Eu amo experimentar ingredientes diferentes e sou apaixonada por miniaturas. Outro dia, passeando pelo hortifruti, encontrei lindas mini berinjelas e obviamente não consegui evitar de trazê-las para casa.

Como um ingrediente especial merece uma receita à altura, fui dar uma volta nos blogs amigos em busca de inspiração e encontrei este prato lindo no Diga Maria. Nem pensei duas vezes e já fui colocá-lo em prática na minha cozinha.

Juro que nunca comi uma berinjela tão gostosa! E cabe aqui a observação de que eu não gosto de berinjela, mas o molho dá um sabor muito especial, deixando-a muito boa. Ou seja, vale a pena experimentar!

Mini berinjelas assadas com molho de missô

Ingredientes para as mini berinjelas assadas:
6 mini berinjelas
1 colher de sopa de óleo vegetal ou azeite
1/4 colher de chá de sal
Pimenta do reino moída na hora a vontade
3 dentes de alho
2 talos de cebolinha picados
1/2 colher de chá de gergelim

Ingredientes para o molho de missô:
1/8 xícara + 1 colher de chá de missô (cerca de 40 gramas)
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de sopa de saquê
1 colher de sopa de suco de limão espremido na hora
1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha ou umas gotinhas de caldo de pimenta (daqueles que levamos à mesa para temperar)

Corte as mini berinjelas ao meio no sentido do comprimento, mantendo os cabinhos. Se for usar berinjelas maiores, corte-as em fatias de 2,5 cm.

Com uma faca afiada, faça cortes na superfície formando um desenho xadrez com mais ou menos 0,5 cm. de profundidade (isso ajuda a diminuir o sabor amargo da berinjela e deixar o tempero penetrar nela). Coloque-as em uma assadeira, regue com azeite e tempere com a pimenta e o sal. Distribua os dentes de alho cortados ao meio e leve ao forno preaquecido em 200°C e asse por cerca de 20 minutos ou até dourar.

ComoFazerMiniBerinjelasComMolhoDeMisso_CozinhandoPara2ou1

Numa vasilha, misture os ingredientes do molho até combinar tudo muito bem. Espalhe uma farta camada sobre as berinjelas e salpique gergelim.
Leve ao forno por +/- 1 ou 2 minutos. Salpique cebolinha (como nao tinha, usei salsinha mesmo) e sirva com o restante do molho à parte.

Estas quantidades servem entre duas e três porções. Experimente servir com uma massa com um fiozinho de azeite e algumas gotinhas de limão.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Karina

    /

    olha soh eu comprei misso p/ fazer missoshiro e ficou aquele resto na geladeira e eu não sabia mais oq fazer com ele, aih procurei umas receitas e achei seu blog. amei essa pq adoro berinjela, fiz com a berinjela gde mesmo e todo mundo comeu adorou amou não sobrou nada!!! kkkkk aih voltei aqui e tem tanta receita boa que jah virei fã e vou voltar sempre….. obrigada pelo capricho e pela criatividade, valeu!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Karina, eu que agradeço suas visitas e seu comentário carinhoso :)`
    É esse tipo de feedback que me motiva a continuar compartilhando as receitas aqui.
    Beijão e volte sempre!

  • Maria Capai

    /

    Amei ver essas berinjelinhas aqui. <3

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram