Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Tortéi de batata doce da tia Geni (Tortelli di patate dolci)

Tortéi de batata doce da tia Geni (Tortelli di patate dolci)

img_20130929_150256.jpg
Esta receita é famosa na família do meu amigo Eduardo. De tanto ele falar bem desse tortéi, que a avó ensinou para a mãe dele, tivemos que experimentar.

Comprovamos a fama justa e é claro que eu não podia perder a oportunidade de incluir mais esta receita deliciosa na minha coleção.

E, com a autorização da tia Geni, compartilho aqui para que vocês também possam experimentar.

Tortéi de batata doce da tia Geni (Tortelli di patate dolci)

Para a massa do tortelli:
3 ovos
+/- 350g. de farinha de trigo
Colheres de sopa de água (se precisar)
Sal a vontade

Para o recheio de batata doce:
350g. de batata doce (de preferência a branca, que é um pouco mais doce)
150g. de queijo ralado
Sal e noz moscada ralada a a vontade

Finalização:
Molho de tomate e queijo ralado para servir

Lave a batata doce com casca e coloque em uma panela. Cubra com água e leve ao fogo alto até levantar fervura, abaixe o fogo e deixe ferver por mais ou menos 20 minutos para que fique bem macia para amassar.

Enquanto isso, quebre os ovos e adicione um a um sobre 300g. de farinha com um pouco de sal. Amasse bem até virar uma massa homogênea. Se estiver muito seca, vá acrescentando colheres de água e amassando até conseguir o ponto de abri-la sem quebrar. Se exagerar na água, é só adicionar mais farinha aos poucos. Cubra com um pano de prato e reserve.

Depois de escorrer a batata doce, retire a casca, amasse-a e misture com o queijo ralado, sal e noz moscada até ficar homogêneo.

Corte pedaços da massa e abra bem fininha, quase transparente (para não ficar pesada). Por cima dela, distribua o recheio (mais ou menos 1 colher de chá), deixando pelo menos uns 2 dedos entre eles. Cubra com mais um pedaço de massa aberta e corte os tortéi. Salpique um pouco de farinha de trigo por cima para não grudarem e repita a operação até terminar.

Em uma panela grande com água fervente, cozinhe a massa por 4 a 5 minutos até que fique al dente. Escorra bem e sirva com molho de tomate e queijo ralado.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Silvana Ricceto

    /

    Deve ser muito gostoso mesmo,eu sempre como o que minha sogra faz,porém o recheio é de abobora bem temperada ao molho sugo e parmesão,simplesmente divino! quero comprar uma máquina de massa (cilindro) e vou tentar fazer a sua e a minha sogra.
    parabéns!

  • Luciana C.

    /

    A receita original era com abóbora e a sogra da tia Geni (mãe de um amigo meu) adaptou com a batata doce. Segundo eles, ficou ainda melhor!
    Eu amei, acho que vale a pena experimentar. 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram