Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Vegetais / Macarrão instantâneo supersaudável (macarrão de arroz bifum com legumes)

Macarrão instantâneo supersaudável (macarrão de arroz bifum com legumes)

Você sabia que os macarrões instantâneos industrializados têm quase a mesma quantidade de calorias e de gordura que uma porção de batata frita? E mais da metade da quantidade de sódio indicada para consumo por dia, mesmo nas versões light? Agora sabe e não tem mais a desculpa do desconhecimento. 😉

Por isso, sugiro uma alternativa tão rápida e fácil mas muitíssimo mais saudável para seus filhos e para você também — quem nunca apelou para o macarrão que fica pronto em três minutinhos, não é mesmo?

Vamos experimentar para comprovar que fica pronto rapidinho e ainda bem mais gostoso?

Macarrão instantâneo supersaudável (macarrão de arroz bifum com legumes)

+/- 150g. de bifum (macarrão de arroz)
1 xícara de caldo de legumes ou de galinha (de preferência caseiro, sem sal e sem muita gordura)
2 colheres de sopa de cenoura bem picadinha
2 colheres de sopa de ervilhas frescas, congeladas ou em conserva escorrida
2 colheres de sopa de tomate sem sementes em cubinhos
1/2 colher de sopa de ervas frescas picadinhas ou 1 pitada de ervas finas desidratadas
1 colher de chá rasa de misso ou pasta de soja fermentada* (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o caldo de legumes para ferver. Em seguida, acrescente a cenoura (bem picadinha para cozinhar mais rapidamente) e as ervilhas (se forem em conserva, acrescente-as no fim) e deixe cozinhar por mais ou menos 2 minutos. Acrescente o macarrão, as ervas, o misso e cozinhe por mais 1 minuto. Não precisa nem acrescentar sal pois o misso já é salgadinho. Se preferir, não use o misso e tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino.

Seu macarrão instantâneo está pronto nos mesmos 3 minutos e sem todo o sódio e toda a gordura que vêm nos saquinhos dos industrializados e com muito mais nutrientes.

Dica: o principal segredo para garantir a rapidez no preparo é ter o congelador abastecido. Providencie o caldo e, se possível, congele em porções separadas (você pode comprar pronto também). Os legumes você também pode congelar ou já comprar congelados: existem pacotes com eles separados ou então misturas que você escolhe conforme sua preferência (você pode substituir os legumes da receita pelos disponíveis em casa ou então pelos preferidos dos seus filhos).

* O misso é opcional, mas recomendo por ser um ótimo complemento para as refeições das crianças, principalmente para aquelas que não gostam muito de vegetais. Muito utilizado na culinária oriental, ele é rico em cálcio, proteínas e vitaminas E e do complexo B (especialmente a B2 e a B12). É desintoxicante, limpa os pulmões e tem baixo teor de gorduras e de calorias. Você pode comprar e deixar na geladeira em pote bem fechado que dura bastante.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram