Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Reaproveitamentos / Vegetais / Bolinhos de batata com carne seca

Bolinhos de batata com carne seca

wpid-img_20130306_190745.jpg

O principal segredo para um cardápio sempre diferente é a criatividade. Que tal transformar a carne e o acompanhamento em um bolinho gostoso? É fácil de fazer, fica gostoso e diferente, com cara de porção.

3 batatas grandes
1 punhado de ervas finas desidratadas
+/- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
150g. de carne seca dessalgada e cozida
1/2 cebola cortada em tiras
1 colher de sopa de margarina
1/2 xícara de farinha de rosca
1 ovo
1 colher de sopa de queijo ralado

Corte as batatas em fatias grossas e cozinhe-as por 15 minutos em água com sal. Escorra as batatas, retire a casca e amasse com metade das ervas, sal, pimenta e azeite. Se a batata estiver muito mole, acrescente farinha de trigo aos poucos até ficar firme para modelar. Reserve.

Derreta a margarina e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente as ervas e a carne e mexa bem para distribuir o tempero. Reserve.

Com um garfo, bata o ovo com o queijo e reserve também.

Pegue um pouco da batata, um pouco da carne e forme uma bolinha do tamanho que preferir (tipo coquetel, ou maior — fiz 6 um pouco menores que um ovo). Passe no ovo e depois na farinha de rosca e coloque em um refratário ou assadeira untada com azeite. Pincele o restante do ovo sobre os bolinhos e leve ao forno pré-aquecido em 300°C por 15 minutos até dourar. Se preferir, passe as bolinhas mais uma vez no ovo e na farinha de rosca e frite-os em óleo quente.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram