You are here:  / Truques e Dicas / Cozinhando para muitos

Cozinhando para muitos

TalheresJantarAmericano

Receber os amigos em casa é sempre uma alegria. Mas quando se está acostumado a cozinhar para 2 ou 1, pensar nas quantidades pode virar um pesadelo — ou uma geladeira lotada de sobras às vezes por mais de uma semana.

Para acertar em cheio na conta do que será necessário para que o almoço ou o jantar seja um sucesso, o primeiro passo é ter um cardápio bem definido. Uma saída para não ficar só nos petiscos e entradas é definir um tema (como comida italiana, mexicana, alemã ou árabe, por exemplo).

Depois disso, o ideal é, de acordo com o perfil dos convidados, escolher alguns tira-gostos (os básicos amendoins, um mix de queijos, patês, bruschettas ou crostinis) para a chegada; uma entrada (como uma salada); o prato principal (que pode ser uma massa ou um estrogonofe, por exemplo); um ou dois acompanhamentos e a sobremesa, para adoçar o papo.

Para não sobrar nem faltar nada, use as seguintes referências:
Salada: considere mais ou menos um prato médio por pessoa (o que couber no prato)
Massa: 150g. por pessoa
Molho: 150g. por pessoa
Carne: 250g. por pessoa
Vinho: 2 taças por pessoa (1 garrafa de 750ml. serve 5 taças)
Cerveja: 2 a 3 latas por pessoa (se estiver calor, dobre a quantidade)
Refrigerante: 2 a 3 copos de 300ml. por pessoa (se estiver calor, dobre a quantidade)
Sobremesa: 100g. de sorvete ou doce por pessoa ou 150g. de frutas por pessoa

É bom, entretanto, considerar o quanto seus convidados costumam comer (sempre tem aquele que come bastante, ou a que vive de dieta — geralmente um compensa o outro, mas o grupo pode não ser tão equilibrado).

Além disso, é gentil como anfitrião confirmar sutilmente se todos estão confortáveis com o tipo de comida escolhido (se são vegetarianos, se não gostam de legumes ou de outro ingrediente, se têm alguma restrição/intolerância alimentar etc.). O segredo é sempre ficar na média e, caso não queira mudar o cardápio, acrescente um prato alternativo — sem pimenta, carnes, açúcar, lactose ou glúten, por exemplo.

Aproveite o contato com os convidados e confirme as presenças e se levarão acompanhantes — mesmo assim preveja algumas porções a mais na conta de quantidades pois seu cardápio pode ficar tão gostoso que alguém irá repetir. 😉

Pensar em todas essas variantes antes evita saias justas no momento em que você menos espera e transforma o encontro em um momento agradável e tranquilo, que todos aproveitam.

Foto: blog Tu Organizas (clique no link e confira dicas para arrumar a mesa de um jantar informal)

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

3 − um =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram