Você está aqui:  / Truques e Dicas / Arroz para um

Arroz para um

wpid-IMG_20121105_174933.jpg
A receita básica é 1 medida de arroz para 2 de água, mas a menos que quem mora sozinho use um copinho de café (fica a dica, de qualquer forma), sempre dá uma panela grande demais. Com o tempo, fui aprendendo alguns truques para evitar o desperdício e, já que falei de arroz no post anterior, resolvi compartilhar.

Em vez de um saco de 5kg, costumo escolher embalagens menores (isso evita o pacotão na despensa por meses e também os carunchos — aqueles bichinhos que aparecem do nada e transformam os grãos em farinha). Algumas marcas possuem porções individuais separadas, que facilitam também na hora do preparo. Geralmente cada uma dá para duas ou três pessoas, dependendo da fome.

Além dos famosos bolinhos de arroz, arroz de forno e arroz à grega, há diversas opções para reaproveitar as sobras (e aos poucos vou publicando aqui). Entretanto, aprendi recentemente que é possivel congelar o arroz pronto e a surpresa é que ele até fica ainda mais saboroso depois de algum tempo no freezer. E não dá nenhum trabalho: espere a panela esfriar, separe a porção individual e coloque em saquinhos plásticos. Dessa forma, você descongela apenas a quantidade necessária quando quiser. O melhor é que dá para saborear o arroz tradicional ou utilizá-lo em qualquer outra receita.

Para descongelar, é só tirar os saquinhos e deixar em cima da pia até os grãos se soltarem ou então colocar o saquinho dentro de um recipiente com água quente. Depois é só esquentar no microondas ou em uma panela.

Já deixei de comer besteira porque tinha esse “coringa” prontinho pra ser aquecido no microondas. Em caso de emergência, é só fritar um ovo ou grelhar um bife e o jantar está pronto. 😉

Bom, depois da teoria, vamos colocar a mão na massa:
. Para preparar apenas uma porção de arroz, use 1 copinho ou xícara de café de arroz e 2 (a mesma medida) de água. (Multiplique essa quantidade por pessoa.)
. Comece aquecendo uma panela pequena e coloque 1 colher de chá de margarina ou azeite para refogar (fritar até soltar um pouquinho de líquido e ficar transparente) 1 colher de sopa de cebola picada (ou desidratada ou triturada) e 1/2 colher de chá de alho picadinho (ou desidratado ou triturado).
. Em seguida, acrescente o arroz e uma pitadinha de sal (pitadinha mesmo senão fica muito salgado) ao refogado e mexa bem para que todos os grãos “peguem” o tempero.
. Adicione a água e não misture mais. Cozinhe em fogo baixo, semitampado (com a tampa escorada no cabo da panela para deixar que o vapor saia por uma fresta) até a água secar. Vai demorar mais ou menos uns 20 minutos e não adianta aumentar o fogo ou tirar a tampa para ir mais rápido pois o arroz ficará duro.
. Dica: para saber se o arroz já está bom, molhe o dedo e toque rapidamente a panela quente (como se faz com o ferro de passar roupas). Se fizer um chiadinho (tsss), está pronto. Se não, espere mais alguns minutinhos.
. Desligue o fogo e, com um garfo, vá soltando os grãos (se usar uma colher, você vai ter uns pelotes de arroz e não os grãos soltinhos). Pronto: comemore sua refeição pronta. 🙂
. Depois da primeira tentativa bem sucedida, experimente acrescentar 1 pitada de ervas finas ou curry, caldo de galinha ou legumes, cenoura ralada ou qualquer outro vegetal para deixar seu arroz diferente. 😉

28 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

catorze − 11 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram