You are here:  / Dicas da Nutri / Manteiga ou margarina: qual é a escolha mais saudável?

Manteiga ou margarina: qual é a escolha mais saudável?

breakfast-1242529_1280

Uma dúvida muito comum no consultório é sobre qual é a melhor escolha entre margarina e manteiga. Margarina é mais leve? Manteiga engorda? É verdade que margarina é um veneno? Vou responder a estas perguntas e falar também sobre a manteiga clarificada – você já a conhece?

Antes de começar, muito prazer! Eu sou a Karin, nutricionista, e começarei a colaborar para o CP2ou1 com dicas sobre alimentação saudável e reeducação alimentar. Gostaria de auxiliá-los esclarecendo algumas dúvidas que sempre aparecem, não é? Hoje vamos falar um pouquinho sobre um tema bastante questionado pelos meus pacientes em consultório! E, se tiverem perguntas, podem enviar por aqui que procurarei orientá-los da melhor maneira.

Vamos lá! A margarina é um produto de origem vegetal e é produzida por meio da hidrogenação, que a deixa sólida como a manteiga. A hidrogenação é um processo em que as moléculas de hidrogênio são assimiladas à gordura de maneira artificial, utilizando altíssimas temperaturas. Durante este processo, as moléculas de gordura acabam virando gorduras trans e saturadas. Já a manteiga, é um alimento de origem animal e feita a partir da nata do leite batida. (Clique AQUI e veja como preparar a manteiga caseira.)

Por muito tempo a manteiga ficou esquecida por ser calórica e conter gorduras saturadas. Ela foi injustamente culpada por alguns danos à saúde, principalmente os cardiovasculares. Hoje, já se sabe que o consumo da margarina sim, pode ser nocivo à saúde por conter gorduras trans. Este tipo de gordura é tão prejudicial que atualmente é obrigatório identificar a presença desta nos rótulos dos alimentos. Porém, infelizmente é possível burlar as regras e deixar de incluir este componente, o que pode ser bastante perigoso o nosso organismo.

Quando se fala em saúde, o ideal é optar pela manteiga ou pela manteiga clarificada, a qual explicarei mais abaixo. A manteiga apresenta alguns benefícios, pois, além do seu sabor, ela contém a vitamina A (vitamina lipossolúvel com inúmeros benefícios, dentre eles as saúdes óssea, nervosa, cardiovascular, e efeitos antioxidantes etc.) e ácido butírico (excelente para a saúde intestinal).

Apesar de a manteiga ser mais saudável do que a margarina, é importante sempre observar o rótulo e verificar se não foi adicionado a ela nenhum elemento ou aditivo químico, já que na maioria das vezes é industrializada. Além disso, vale lembrar que não podemos utilizar a manteiga como fonte de nutrientes, pois a quantidade consumida é muito pequena e não alcança as nossas necessidades diárias. Outro ponto importante é: por ser de origem animal, ela aumenta o colesterol e é calórica, sim! Portanto, é necessário ter cautela na ingestão e buscar um nutricionista para orientar individualmente a melhor forma de consumo para você!

Agora vamos falar da manteiga clarificada! Ela consiste apenas na remoção de parte da água e componentes sólidos do leite na manteiga, pelo emprego de calor, resultando em uma gordura livre de toxinas. O mais interessante é que este processo remove tanto a água, toxinas e elementos sólidos, como a lactose do leite. Por este motivo, a manteiga clarificada pode ser consumida também por pessoas com restrição ao consumo de lactose. Desde que preparadas adequadamente, as manteigas clarificadas não contém sal, não contém lactose e não necessitam de refrigeração. Deve-se tomar o mesmo cuidado tomado com a manteiga ao ingeri-la, já que a manteiga clarificada também é calórica e pode aumentar o colesterol caso seja utilizada em excesso.

 

LogoKarinFeiner
Karin Feiner é nutricionista (CRN 36543) formada pelo Centro Universitário São Camilo e apaixonada pela profissão. Seu foco é a reeducação alimentar, visando a qualidade de vida e a promoção de saúde através da alimentação.

Atualmente mantém um consultório em Cotia/SP e, caso haja interesse, as consultas podem ser agendadas pelo seu site.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram