You are here:  / Dicas da Nutri / Como perder o peso acumulado nas Festas de Fim de Ano

Como perder o peso acumulado nas Festas de Fim de Ano

Woman Stepping onto Scale

É comum exagerar durante as ceias de Natal e Ano Novo. Sabemos o quanto é difícil resistir ao belíssimo peru, às sobremesas e às taças de espumante e, com a ingestão de tantas guloseimas associada à pausa nas atividades físicas, é inevitável que os quilinhos extras apareçam após as festas e as férias.

Um erro muito comum nesta época do ano é a adesão a “fórmulas milagrosas” que prometem redução rápida do peso e muitas delas são encontradas facilmente em revistas, internet e até indicadas por amigos e familiares. No entanto, os riscos desse tipo de dieta são altos e, em 95% dos casos, as pessoas que realizam este tipo de regime apresentam um aumento duas vezes maior em relação ao seu peso anterior à realização desta intervenção. Sendo assim, é importante enfatizar que para perder peso com sabedoria não é necessário se privar de comer, mas realizar uma reeducação alimentar adequada ao estilo de vida de cada um.

O mais adequado seria já planejarmos a nossa alimentação nas Festas de Final de Ano prevendo um controle do quanto e do que escolhemos para comer para que, desta forma, o peso seja mantido. As oscilações, principalmente as mais bruscas, promovem uma resistência do organismo quanto à perda ou à manutenção do peso e, a longo prazo, observamos uma dificuldade muito maior no emagrecimento. Portanto, fuja do “efeito sanfona”.

Se os erros alimentares já aconteceram nestas festas, deixe-os para trás. O primeiro passo é voltar para a rotina normal de alimentação, ou seja, equilibrar a dieta alimentar já no começo do ano é essencial para perder o peso adquirido nas ceias e/ou férias. Retornando ao seu hábito alimentar anterior às festas, desde que sem excessos, estes quilinhos irão embora facilmente.

O que costuma acontecer em muitos casos é a prorrogação dos excessos alimentares e a ingestão de alimentos ricos em gordura, açúcares e sal por um tempo muito extenso por conta de uma desmotivação pessoal. Quem nunca se fez esta pergunta: “Já que eu ganhei uns quilinhos, qual é o problema em comer um pouco a mais deste doce?”.

Neste caso, o problema não está em comer o doce e sim em comer um alimento fora do hábito alimentar normal e, principalmente, comê-lo em grande quantidade. Todos os alimentos, mesmo aqueles considerados saudáveis, se consumidos com exagero e sem controle, são prejudiciais e podem trazer problemas com o peso.

A reeducação alimentar deve ser sempre uma prioridade, não apenas para perder peso, mas também para cultivar um bom hábito e preservar a saúde do organismo como um todo. É aconselhável controlar o consumo de doces, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, mas sem se privar de absolutamente nada e só deixar de comer algo se tiver uma doença que restrinja a dieta. Com uma alimentação saudável, aliada à atividade física, os exageros final de ano e durante ele não serão mais um problema.

Tenha um feliz e saudável Ano Novo!

.

Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista

.

.

.

Thaís Lamonica é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

Foto: reprodução do site http://thaislamonica.com.br.

4 Comments

  • Juliana Meiguinha

    /

    Atrasei-me um pouco, entretanto estou aqui! Gostei muito de este texto sobre como perder peso. Espero que suas dicas me ajudarão a cumprir meu intuito rapidamente! Quero aproveitar este momento e esclarecer uma dúvida minha. Quais compostos para emagrecer estão com seu uso liberado aqui? Muito obrigado e até o próximo artigo!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Juliana. Obrigada pelo seu comentário!
    O nosso espaço aqui se propõe a compartilhar conhecimento sobre a reeducação alimentar e, consequentemente, o emagrecimento saudável. Mas, de forma alguma, pretendemos indicar dietas, tratamentos ou substituir uma consulta com um nutricionista. Por isso, não tratamos sobre compostos para emagrecer, ok? Sugerimos que você consulte um profissional que possa analisar a sua necessidade e prescrever o melhor procedimento.
    Grande beijo e muita saúde!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

18 + 15 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram