Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Mashed potatoes (purê de batata americano)

Mashed potatoes (purê de batata americano)

Hoje, nos Estados Unidos, é a Black Friday. Aqui no Brasil, muita gente já adotou esta onda de consumismo, que chega a durar mais que uma semana, um mês até. Mas eu acho que muito mais do que entrar na loucura de comprar tudo o que aparece pela frente, a gente bem que podia adotar o Dia de Ação de Graças deles.

Não sei você mas, apesar de ser meio Poliana e de sempre achar um aspecto bom em tudo, eu sou uma reclamona inveterada. Reclamo do frio. Reclamo de chuva. Reclamo de gente que se atrasa e me deixa esperando. Reclamo de quem promete e não cumpre. Reclamo de quem acha que sou boba e tenta me passar para trás. Reclamo de acordar muito cedo. Reclamo do call center que me liga na manhã de domingo, quando eu poderia estar dormindo. Reclamo de barulho, música, gente falando muito alto. Reclamo de ter que lavar as louças que eu sujo. Reclamo quando o pão cai com a manteiga virada para baixo. E por aí vai.

Parece que bravejar de tudo é automático. Nosso cérebro já desvia rapidinho para o lado negativo muito mais do que para o positivo, já percebeu?

Faz algum tempo que tenho feito um esforço para reclamar menos. E, em vez disso, procuro algum motivo para agradecer por aquela situação. É difícil, confesso, só que acho que aos poucos tenho conseguido (pelo menos evito ao máximo verbalizar a reclamação). Tenho ainda um longo caminho pela frente e espero que um dia isso se torne mais natural.

É exatamente para agradecer pelo tanto que a gente tem que existe o Thanksgiving. Lá no hemisfério norte, é o momento em que as pessoas agradecem pelas boas safras de alimentos, que foi estocado para o inverno e garantirá a fartura nos meses mais frios. É o momento de refletir sobre o que aconteceu durante o ano e celebrar tudo de bom que recebemos. É hora de exercitar a gratidão — esse sentimento tão bonito e tão raro hoje em dia.

Para te incentivar a também tentar ver a vida com bons olhos no dia a dia foi que escolhi uma receita tradicional nas casas americanas nesta época do ano: mashed potatoes, ou batatas amassadas. Um purê de batatas rústicos, feito com as cascas e servido com muita manteiga (e muito amor).

Vamos juntos tentar deixar o mundo mais positivo? 🙂

A receita que eu fiz é uma mescla das receitas avaliadas pelo Buzzfeed, principalmente as dos chefs Tyler Florence e Gordon Ramsay. Espero que você goste e embarque nesta missão comigo.

Mashed potatoes (purê de batata americano)

4 batatas médias (preferencialmente da Asterix)
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de mostarda (preferencialmente da rústica)
Sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem e corte as batatas (ainda com as cascas) em pedaços não muito grandes. Coloque-os em uma panela e cubra com o creme de leite e o leite. Junte o louro e, caso o líquido não seja suficiente, acrescente mais um pouco de água para cobrir as batatas.

Leve ao fogo alto até começar a ferver — fique atento pois o leite ferve e sobre rápido. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até que a batata esteja macia. Misture de vez em quando.

Escorra as batatas e reserve o líquido. Amasse as batatas e os alhos com um garfo, descartando a folha de louro. Aos poucos, adicione o líquido reservado até que fique cremoso. Acrescente a manteiga e a mostarda e misture novamente. Prove e tempere com sal e pimenta do reino.

Sirva em seguida com um pouquinho mais de manteiga por cima, para que derreta. As cascas das batatas dão um toque especial.

Esta quantidade serve entre 2 e 4 porções, dependendo dos acompanhamentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram