Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Quiabos assados e tostadinhos

Quiabos assados e tostadinhos

Quiabos assados são minha mais recente paixão. Isso mesmo, eu, Luciana Carpinelli, confesso que demorei os 35 anos da minha vida para tomar coragem e experimentar quiabo. E o pior de tudo: experimentei e simplesmente amei! (Sério mesmo, juro.)

Pensando friamente, sei lá porque sempre tive um preconceito danado com o pobre do fruto (sim, ele não é um legume, como a gente pensa). Talvez por ouvir falarem tanto da sua baba ou porque a aparência não é lá muito encantadora.

O fato é que, somente depois de ver esses Quiabos assados e tostadinhos no blog da Giulia e achá-los super simpáticos, foi que resolvi que talvez valesse a pena provar. Então desde março a imagem deles tostadinhos assim vai e vem da minha mente, me enchendo de uma coragem que do nada desaparecia. Até que me deparei com uma banca repleta desses frutos esquisitos e achei que não dava mais para fugir: tomei vergonha na cara, enchi um saquinho plástico com os meus quiabinhos, pesei e trouxe logo para casa, antes mesmo que pudesse voltar atrás.

Até tentei evitar o embate com a tal da baba, mas quando segurei firme a faca para abri-los ao meio, confesso que o fiz com tanta convicção que nem percebi nada grudendo ou nojento, como eu esperava. Será que essa baba existe mesmo ou é só uma forma de manter as pessoas longe deles? 🙂

Com a Simpleza que a Giulia sugere, temperei meus já amigos e levei-os ao forno. E, ao tirá-los de lá, acabei me apaixonando perdidamente pelos meninos. Por que mesmo eu demorei tanto para isso?

Uma receita super simples, mas por marcar um momento histórico como minha primeira experiência com quiabos, merece ser registrada aqui. Espero que vocês também se empolguem para provar — mais uma vez eu digo que amei (mesmo, de verdade)! <3

Quiabos assados e tostadinhos

8 a 10 quiabos
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem os quiabos e deixe secarem. Com uma faca afiada, corte-os ao meio no sentido do comprimento, tentando deixar dois pedaços uniformes.

Unte uma assadeira com um fiozinho de azeite e espalhe bem. Distribua as metades dos quiabos com a parte interna para cima.

Regue com azeite e tempere com sal e pimenta do reino a vontade. Leve ao forno preaquecido em 220ºC por cerca de 15-20 minutos (ou até que estejam tostadinhos — eles ficam crocantes, uma delícia!).

Sirva em seguida. Eu salpiquei com cheiro verde picadinho e temperei com um fiozinho de balsâmico.

Esta quantidade serve bem duas porções como acompanhamento.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram