Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Vegetais / Batatas bolinha recheadas

Batatas bolinha recheadas

BatataBolinhaRecheada_CozinhandoPara2ou1

Comidinhas, comidinhas e mais comidinhas. Esta é a época do ano em que ninguém quer ficar horas na cozinha, nem faz questão de refeições muito substanciosas também por conta do calor.

É por isso que está aberta a temporada de lanches rápidos e fáceis para matar a fome de forma prática e gostosa. Quem é que não gosta, não é mesmo?

Essas batatinhas são um charme e podem ser recheadas com praticamente qualquer coisa. As menorzinhas podem ser espetadas com palitinhos e viram um petisquinho especial. Quando um pouco maiores, são um acompanhamento perfeito para uma saladona caprichada.

Dica para as férias, para as ceias, para qualquer ocasião! 😉

Batatas bolinha recheadas

10 batatas bolinha com casca
1 colher de sopa de sal

Sugestão de recheio:
3 colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese
1/4 de xícara de queijo ralado
1 colher de chá de ervas frescas (usei tomilho)
1 colher de chá de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade
5 fatias de presunto cru

Lave bem as batatinhas ainda com a casca, esfregando com uma esponjinha. Coloque-as em uma panela grande, cubra-as com água e junte o sal. Leve ao fogo e, quando ferver, conte de 10 a 15 minutos ou até que as batatinhas estejam al dente — espete-as com um garfo para conferir.

Atenção: o tempo de cozimento vai depender do tamanho das batatinhas (as maiores demoram mais e as menores cozinham mais rápidamente). Por isso, escolha batatinhas com tamanhos parecidos e fique sempre de olho para que não desmanchem.

Escorra as batatinhas e enxague-as em água fria até que a temperatura diminua bastante. Com uma faquinha, corte as duas extremidades das batatas. A de baixo é para deixá-la em pé e a de cima para facilitar na hora de rechear. (Guarde as rebarbas para outra preparação, como purê de batatas etc.).

Com uma colherzinha de café, retire o miolo das batatinhas, deixando uma “parede” uniforme nas laterais. (Guarde esta parte também para outra preparação).

Unte uma assadeira com manteiga ou um fiozinho de azeite e arrume as batatinhas todas de pé. Reserve.

ComoFazerBatataBolinhaRecheada_Cozinhandopara2ou1

Misture o creme de ricota com o queijo ralado e tempere com pimenta do reino e a erva fresca. Prove e, se precisar, corrija o sal. Recheie as batatinhas com este creme, sem deixar muito alto além das “paredes” das batatinhas. Em cada batatinha, coloque metade de uma fatia de presunto cru. Para perfumar, espalhei uns raminhos de tomilho na assadeira.

Eu usei o presunto cru em lâminas Vito Bauducci e o queijo Emental Käs Club, ambos da loja virtual da Allfood Importadora, que entrega em qualquer lugar no Brasil todo.

Dica: se quiser, use outros recheios, como queijos e frios diversos, carne moída, frango desfiado, linguiça calabresa, bacon, salmão defumado com requeijão, o próprio miolo da batata temperado… o que tiver disponível!

Leve ao forno preaquecido em 200ºC por uns 5 minutinhos somente para aquecer as batatas e derreter o recheio. Sirva em seguida (eu coloquei um pouco de sal grosso sobre um prato, fica bonito e é gostoso sentir a textura do sal quando a gente come as batatinhas).

Você pode colocar palitinhos nas batatas, para serem comidas como finger food (aquelas comidinhas de buffet que a gente pega e já coloca na boca de uma vez) ou então como acompanhamento, aí não é necessário usar os palitinhos.

Esta quantidade serve bem até três ou quatro pessoas, dependendo dos acompanhamentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram