Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Berinjela assada au poivre

Berinjela assada au poivre

BerinjelaAssadaAuPoivre_CozinhandoPara2ou1

Quando vi essa receita, logo percebi que seria diferente de tudo que eu já tinha provado com berinjela. E era exatamente isso que eu vinha procurando, receitas inovadoras com o legume. Adorei a ideia de assá-la pela metade, mas o que realmente me surpreendeu foi o molho.

A receita do Chucrute com Salsicha é uma adaptação do prato francês Filet au poivre, que leva carne e um molho feito a base de pimenta e é simplesmente delicioso. Não sobrou nenhuma gotinha na frigideira pra contar história! Outro destaque é o limão caramelizado que, além de decorar lindamente, dá um sabor especial.

Adaptei a receita para 1 pessoa e também escolhi servir com uma couve manteiga refogada no azeite.

Berinjela assada au poivre

1 berinjela média (se possível orgânica)
1 limão taiti ou siciliano cortado ao meio
1 cebola picada
1 dente de alho picado
meio cubo de caldo de legumes
meio copo de água quente
3 colheres de sopa de pimenta do reino moída na hora
1 dose de conhaque, bourbon ou whisky
sal e azeite a vontade

Corte a berinjela ao meio e tempere com sal e pimenta a gosto e frite os dois lados numa frigideira com um pouco de azeite (2 minutos de cada lado é o ideal). Transfira para um refratário ou forma com o lado cortado para baixo e asse por 20 minutos em forno médio.

Na mesma frigideira, coloque mais azeite, deixe esquentar e coloque os limões para caramelizar (mais ou menos 4 minutos). Retire os limões e doure a cebola e o alho, vá adicionando azeite quando for necessário. Quando estiverem macios, retire a panela do fogo e acrescente a bebida alcoólica. Muito cuidado ao levar novamente ao fogo!

Deixe o líquido reduzir pela metade e acrescente o caldo de legumes e a água quente mexendo até dissolver. Deixe ferver por mais 2 minutos e desligue o fogo. Acerte o sal e sirva por cima da berinjela.

Esta quantidade serve 1 pessoa.

É pedagoga e adora cozinhar. De tanto ler e pesquisar sobre alimentação saudável, descobriu que o melhor mesmo é quando nos alimentamos com consciência e sem culpa. Cozinha para 2 :)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

cinco × 3 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram