Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Croquete de bacalhau (pode ser frito ou feito no forno)

Croquete de bacalhau (pode ser frito ou feito no forno)

croquetedebacalhau_cozinhandopara2ou11.jpg

Vocês podem achar o contrário, mas sou bem iniciante na arte culinária. Não domino técnicas nem tenho um repertório muito amplo de receitas. Mando bem na comidinha do dia a dia e o resto é na base da curiosidade, da invencionice e da tentativa e erro — às vezes dá certo e muitas outras servem de aprendizado.

Foi assim que surgiram esses croquetes de bacalhau. Aproveitei uma promoção do peixe no supermercado e vim para casa pensando em um delicioso bolinho. Nunca tinha feito nem visto ninguém preparar, não tinha uma receita testada, mas encontrei uma em um folheto de propaganda de bacalhau e resolvi testar com algumas alterações. Como não acertei no formato de jeito nenhum, acabei fazendo croquetes. E, para conseguir assá-los, passei pela farinha de rosca.

O objetivo inicial não foi atingido, mas ficou tão bom que valeu a pena! É uma ótima dica para um happy hour com os amigos ou então para acompanhar a refeição. 🙂

Croquete de bacalhau (pode ser frito ou feito no forno)

200g. de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
250g. a 300g. de batata cozida e amassada
2 dentes de alho bem picadinhos
1 ovo
1/4 xícara de farinha de rosca
Azeite, sal e pimenta-do-reino a vontade

Se o bacalhau estiver salgado, lave-o bem em água corrente e coloque de molho em água limpa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água mais umas 3 a 4 vezes a cada 2 horas para dessalgar, mantendo sempre na geladeira.

Para cozinhar o bacalhau, mergulhe-o em água e deixe ferver até que comece a desfiar. Depois, é só ir puxando os pedaços com as mãos ou com garfos para desfiá-lo.

Para a batata, coloque-as em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Depois que a água ferver, conte mais ou menos 15 minutos, ou até que fiquem bem macia. Escorra-as, retire a casca e amasse-as com um garfo ou com espremedor de batatas.

Em uma panela grande, aqueça um fio generoso de azeite e coloque o alho para refogar, sem deixar que doure. Acrescente o bacalhau e refogue-o também.

comofazercroquetedebacalhau_cozinhandopara2ou1.png

Coloque em uma tigela e espere esfriar um pouco. Aproveite para retirar todas as espinhas que possam ter ficado. Depois, junte a batata, misture bem para integrar tudo e tempere com sal (prove para não exagerar) e pimenta do reino.

Coloque a farinha de rosca em um prato ou refratário e o ovo em outro. Bata o ovo levemente para misturar a gema à clara.

Forme os croquetes, passe-os pelo ovo e empane com a farinha de rosca. Eu coloquei em uma assadeira sem untar mesmo e levei ao forno por 20 minutos, virando-os na metade do tempo. Se preferir, frite-os em óleo bem quente.

Esta quantidade rendeu 12 croquetes. Sirva com um bom molho de pimenta.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • wilson

    /

    Todos os fins de semana eu costumo visitar este site, para escolher o qeu desejo para comer com prazer, como este este croquete. Este site realmente possue material de muito boa qualidade.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Wilson. Agradeço pelas palavras.
    E volte sempre! 🙂

  • Roberto Sotigh

    /

    muito bom. ficou otimo.

  • Tessa

    /

    Muito bom goseti muito e irei testar a dica, obrigada.

  • Daniel Abramovich

    /

    Muito bom, vou testar.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram