Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegetais / Palmito pupunha assado com azeite e ervas

Palmito pupunha assado com azeite e ervas

PalmitoPupunhaAssado_CozinhandoPara2ou1

Tenho uma paixão pelo palmito: além de ser uma delícia e super light, é versátil e combina com praticamente tudo. Este feito no forno com azeite e ervas, é hiper fácil de preparar, fica bem saboroso e é um acompanhamento bonito tanto para o dia a dia como para um jantar mais especial

Há bem pouco tempo, descobri que o palmito é ótimo para uma dieta saudável e equilibrada pois é rico em fibras e contém altos índices de ferro, fósforo, cálcio e vitamina C.

Outra informação importante é sempre dar preferência ao pupunha (e não às espécies açaí e jussara), que tem extração ecologicamente correta pois a palmeira não precisa ser eliminada, ou seja, novos cortes podem ser feitos na mesma planta. E, ao contrário do que muita gente pensa, o pupunha é mais barato que os outros tipos de palmito (este pedaço eu comprei por menos de R$ 5 no hortifruti).

Palmito pupunha assado com azeite e ervas

1 pedaço de palmito pupunha in natura (+/- 400g.)
3 colheres de sopa de ervas frescas picadinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Corte ao meio o palmito com a casca (use uma faca sem serra bem afiada e deslize-a de uma vez no sentido do comprimento de cima para baixo).

Separe dois pedaços de papel alumínio e coloque cada metade do palmito sobre um deles. Regue com bastante azeite, tempere com sal e pimenta do reino e distribua as ervas por cima.

ComoFazerPalmitoPupunhaAssado_CozinhandoPara2ou1

Dobre o papel alumínio fechando-o bem, coloque os pacotinhos em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que o miolo do palmito esteja macio (a casca vai continuar dura e não deve ser comida).

Sirva cada metade para uma pessoa, com os complementos de sua preferência, como uma carne (bovina, suína, de frango ou de peixe). Na foto, rabisquei o prato com balsâmico cremoso comprado pronto.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram