You are here:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegetariana / Sopa cremosa de queijo

Sopa cremosa de queijo

SopaDeQueijo_CozinhandoPara2ou1

Esta sopa cremosa de queijo que é uma das preferidas na casa dos meus pais e não pode faltar quando as temperaturas caem. É super fácil de fazer, fica uma delícia e nunca sobra nada para contar história.

O sabor é super especial e a textura lembra a de um fondue. Servida no pão, como eu fiz na foto, fica uma delícia e vira um prato bonito e caprichado para um jantar mais gostosinho.

Aproveito para encerrar com ela o nosso Especial de Inverno, bem no dia mais frio do ano.

Sopa cremosa de queijo

1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras de leite
100g. de requeijão (meio pote)
200g. de queijo gruyére
Sal e pimenta do reino a vontade

Para servir:
2 ovos cozidos firmes (opcional)
Queijo parmesão ralado a vontade
Pães italianos ou torradinhas

Coloque os ovos para cozinhar por 10 a 12 minutos após levantar fervura para que fiquem firmes. Depois, descasque-os e reserve.

Derreta a manteiga e refogue o alho rapidamente sem deixar escurecer. Acrescente a farinha de trigo e vá mexendo até começar a dourar. Coloque o leite, sempre misturando para não empelotar até começar a engrossar, e depois o requeijão.

Em seguida, adicione o queijo cortado em pedacinhos e continue misturando para que ele derreta. Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser, bata no liquidificador (deixando uma fresta na tampa para que o calor não o faça explodir).

Coloque os ovos dentro da sopa para que esquentem e sirva em seguida, bem quentinha, com queijo ralado por cima e as torradinhas para acompanhar.

Se preferir, corte um quadradinho na superfície dos pães, retire a “tampa” e, com uma colher, vá puxando o miolo do pão para formar uma panelinha (cuidado para não furar o fundo e as laterais do pão). Coloque a sopa no pão e sirva em seguida.

Esta receita rende duas porções médias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

1 × quatro =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram