Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Como você escolhe o que irá comer no seu café da manhã?

Como você escolhe o que irá comer no seu café da manhã?

Uma dúvida clássica que sempre aparece para mim é: “Mari, o que é melhor, o pão ou a tapioca?”. Você já teve essa dúvida também?

Para esta pergunta, eu sempre tenho uma resposta única que dá início a uma conversa: depende.

Antes de tudo, de qual pão estamos falando?
_ pão francês da padaria?
_ aquele que você aprendeu a receita e faz em casa?
_ pão de forma do supermercado?
_ pão sírio?
_ pão de milho?
_ aquele outro artesanal?
_ ou o de fermentação natural?

Melhor em quê?
_ quantidade de fibras?
_ carboidratos?
_ “ser mais natural”?

E o que mais vai ter nessa refeição? Ou é apenas o pão puro sem mais nada?

Além disso, como fica o resto do seu dia? O que você vai comer nas outras refeições?

Talvez você não esperava por essa resposta, mas viu quantas variáveis nós temos nessa simples pergunta: “o que é melhor, o pão ou a tapioca?”.

Depois de considerar qual o tipo de pão, e qual o parâmetro que a gente quer analisar, eu posso te dizer o seguinte:

Assim como o pão francês, a tapioca é uma farinha branca (e não tem nenhum problema nisso) e nutricionalmente falando eles são bem parecidos. Se você está acostumado com um, o outro é uma boa alternativa para variar o cardápio, mas só se o sabor te agradar e você achar uma opção interessante, porque nenhum dos dois vai destruir a sua alimentação ou salvá-la como se fosse algo mágico.
.

QUAL PÃO ESCOLHER?

Pensando agora apenas no pão, se temos vários tipos, qual é o melhor? Preparei esse roteiro que irá te ajudar nessa escolha!

Primeiro: qual pão você está com vontade de comer? É o pão crocante e quentinho da padaria da esquina da sua casa, ou qualquer pão?

Se é aquele pão em específico, já sabemos qual você deve escolher, não adianta mascarar sua vontade porque isso só vai fazer você comer em maior quantidade outros alimentos e, às vezes, acabar depois de tudo comendo aquele pão de qualquer jeito. Afinal, é ele que você está com vontade, não é?

Mas se não é nenhum pão em específico, continua aqui comigo.

Vamos supor que você esteja no mercado pensando em qual pão levar para casa, já que as prateleiras dos supermercados têm vários pães de diferentes marcas e com diversas linhas.

Uma dica para te ajudar a escolher é: leia o rótulo das opções que estiverem dentro do seu orçamento e prefira aquele com a menor quantidade de ingredientes.

Você encontra isso na parte de trás do rótulo na “lista de ingredientes” ou apenas “ingredientes”.

A ordem dos ingredientes que aparece na lista é do que tem mais para o que tem menos, ou seja, se você vai comprar um pão integral, o ideal é que o primeiro ou no máximo o segundo item da lista seja a farinha integral.

Essa dica serve também para os outros alimentos que você for comprar: se você estiver confuso entre qual opção consumir, dá uma olhada na lista de ingredientes para tirar essa dúvida!
.

ESCOLHAS ALIMENTARES

Não é porque não existem alimentos proibidos e permitidos que então você deve comer qualquer coisa, sem consciência, ou de forma exagerada “já que” tudo pode.

Apenas a partir do momento que você tem conhecimento sobre o que come, pode fazer melhores escolhas e assim VOCÊ vai conseguir responder qual das opções será melhor para consumir naquele momento.

Porque no final, o que realmente importa não é se o seu café da manhã vai ter pão ou tapioca, mas sim como está sendo a sua alimentação ao longo dos dias, semanas e meses. Por isso, sempre vale a pena consultar um nutricionista para te orientar a como fazer as melhores escolhas.
.


Mariana Ribeiro
é nutricionista com aprimoramento em transtornos alimentares e técnica em Nutrição e Dietética. É apaixonada pela ciência bioquímica e fisiológica da Nutrição, e acredita ser essencial associar esse conhecimento com o comportamento alimentar de forma que seja possível melhorar a relação das pessoas com os alimentos e o ato de comer, favorecendo a saúde e a adequada nutrição.

_ Acompanhe-a pelo Instagram @maribeiro.nutri
_ Inscreva-se no seu  canal no YouTube

Categorias

Arquivos



@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

Sair da versão mobile