You are here:  / Dicas da Nutri / Planejamento alimentar: o segredo para o sucesso

Planejamento alimentar: o segredo para o sucesso

foodprep-whole-0094-940x564
Quantas foram às vezes que você se propôs a iniciar uma reeducação alimentar e não conseguiu ter êxito nos seus objetivos? Já parou para pensar que uma grande parcela dos problemas que encontramos está no planejamento de compras e na organização alimentar do seu dia a dia?

Isto mesmo. Dentro da minha rotina do consultório eu observo que as pessoas saem de manhã para trabalhar e em muitos casos comem o que tem próximo ao trabalho ou se alimentam da mesma coisa todos os dias.

Imagine-se comendo todos os dias a mesma coisa. Quanto tempo você se mantêm neste esquema? Você conseguiria fazer isto por todos os dias da sua vida? É claro que não e é por isso que você não consegue sustentar a reeducação alimentar por muito tempo.

Para ter sucesso nas suas metas de se manter focado em uma alimentação saudável, eu te aconselho a montar um cardápio no primeiro dia da semana (domingo ou segunda-feira) e deixá-lo pendurado em algum local de grande visualização na sua cozinha. É ele que irá nortear a confecção da lista de compras e consequentemente as compras semanais dos alimentos perecíveis.

Estabelecido o cardápio da semana, você irá perceber que alguns alimentos irão necessitar de uma compra mais frequente do que outros, pois sua durabilidade é menor. Este é o caso, por exemplo, dos legumes, verduras e frutas, bem como alguns laticínios – iogurtes e queijos frescos.

Como já foi dito anteriormente, se não houver planejamento, no momento em que precisaríamos consumir o alimento perecível em questão não o teríamos, gerando uma série de complicações posteriores. Por isso tenha compromisso com o mercado. Você só irá conseguir seguir o cardápio que você preparou se estiver com as compras em dia.

No entanto, não adianta montar um cardápio delicioso e realizar as compras periodicamente com a melhor qualidade alimentar possível; se não houver planejamento, todas as dicas anteriores serão em vão.

Dentro da minha prática clínica eu observo que as pessoas sabem o que elas precisam comer no decorrer do dia, mas quando acordam – muitas vezes em cima da hora – saem de casa correndo e se esquecem de pegar o alimento proposto. E, com isto, passam o dia inteiro em jejum ou optam por outro tipo de alimento.

Para que você consiga êxito no que estamos propondo, é importantíssimo separar um dia antes todos os alimentos que estão descritos no seu cardápio. Por exemplo, se você anotou que no seu lanche da manhã na terça feira irá comer Polenguinho light e maçã verde, na segunda feira à noite você os separa em uma bolsa térmica e os mantém em geladeira até o dia seguinte. O mesmo deve acontecer para todas as demais refeições do dia.

Agora, se você normalmente separa os seus alimentos mas os esquece na geladeira antes de sair, eu aconselho que você deixe um lembrete no espelho do banheiro ou no console do carro ou até mesmo programe o seu celular para te avisar deste compromisso antes de sair de casa.

Lembre-se que o importante aqui é sair do automático e construir um novo hábito.

Para complementar, assista ao vídeo com dicas sobre Planejamento Alimentar que gravei para vocês!

.

.

.
Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista
.
.


Thaís Lamonica
é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

 

Foto: Reprodução

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram