You are here:  / Dicas da Nutri / Como substituir corretamente uma refeição por sopa

Como substituir corretamente uma refeição por sopa

soup

Entramos efetivamente na estação mais fria do ano e, com a chegada do inverno, aumenta-se consideravelmente a possibilidade de realizar a troca do jantar por uma sopa. A febre é tão grande que em algumas cidades mais frias do país, há até rodizio de sopas.

Mas será que esta é a melhor opção e a mais saudável?

Já conversamos aqui, anteriormente, que o nosso corpo necessita de uma oferta variada de vitaminas e minerais no decorrer do dia. Cada um destes nutrientes exerce um papel especifico para o nosso organismo e qualquer carência pode ocasionar um desequilíbrio em diversas vias do nosso metabolismo. (Caso ainda não tenha lido, confira o artigo Entenda a importância dos principais grupos alimentares.)

Por isso se quisermos realizar a troca do jantar, precisamos fazer isso da maneira correta, certo? Então anote ai, o que você precisa incluir na sua sopa para torná-la uma refeição completa:

– Uma sopa equilibrada deve conter alimentos fontes de todos os grupos alimentares. Sendo assim, você deve incluir uma proteína, uma fonte de gordura, de vitaminas, de minerais, de fibras e uma opção de carboidrato. Ao contrário das saladas, que temos medo de colocar fontes de carboidratos, nas sopas queremos colocar todos eles. Jogue a primeira pedra quem nunca fez uma sopa com batata, mandioquinha, macarrão e um único legume que normalmente será a cenoura e ainda comeu junto com um pãozinho?

– Pegando o gancho do carboidrato, eu sugiro que você escolha apenas uma opção deste grupo alimentar. Quanto mais carboidratos você colocar na sua sopa, menos saciedade você irá sentir depois, pois os carboidratos têm uma absorção mais rápida pelo corpo do que os demais alimentos. Sugiro que você escolha entre a batata ou a mandioquinha ou a batata doce ou a abóbora ou o arroz ou o macarrão. Atenção: se você incluir qualquer um destes alimentos, nada de comer a sua sopa com pão ou torradinhas. Se fizer muita questão de comer sua sopa com estes alimentos, exclua os demais da preparação da sopa e lembre-se de optar pelos integrais pela melhor oferta de fibras, vitaminas e minerais.

– Outro erro muito comum que cometemos quando preparamos uma sopa é não incluir nenhuma verdura ou flor. Se você costuma colocar na sua sopa alimentos como o repolho, couve, acelga, brócolis ou couve flor, saiba que você esta consumindo mais fibras e consequentemente favorecendo a saciedade, que evita fome precoce e vontade de comer mais logo após a sopa.

– É muito importante incluir na sua sopa uma fonte de proteína. Ela pode ser uma carne ou frango ou até mesmo ovos. Para quem não come proteínas de origem animal, é super valida a introdução de feijões, ervilhas ou lentilhas.

– Por ultimo e não menos importante, devemos incluir no mínimo dois tipos de legumes. Você pode introduzir algumas opções como: cenoura, tomate, chuchu, abobrinha, vagem ou cebola.

A introdução da sopa como opção para uma troca de refeição tem apenas uma desvantagem: pelo fato de não mastigarmos a sopa, a mensagem de saciedade é enviada mais lentamente ao nosso cérebro e por vezes ao logo terminar de comer uma sopa, sentimos a necessidade de repetir a porção ou até mesmo comer mais alguma coisinha.

Por isso, sempre que possível, inclua na sua sopa algum alimento mais al dente ou que você possa mastigar mesmo junto com a sua sopa. Você pode optar por amêndoas laminadas, sementes de linhaça ou chia, mini torradinhas integrais, crisps de cebola, folhas cruas (adicionadas após o final da preparação). Enfim, aqui o céu é o limite.
.

Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista

.

.


Thaís Lamonica
é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram