You are here:  / Dicas da Nutri / Como manter a dieta aos finais de semana

Como manter a dieta aos finais de semana

pizza

Ao longo de todos esses anos de atendimento em consultório sempre observei que a maioria das pessoas que inicia uma dieta de emagrecimento ou até mesmo de reeducação alimentar para manter a qualidade de vida, se atropela com os finais de semana, seja porque tem milhares de eventos sociais dentro do cronograma destes dois dias ou porque permanecem em casa sem fazer nada acionando o gatilho para se alimentar.

A maioria das pessoas segue a dieta cinco vezes por semana e libera geral aos finais de semana. Às vezes o erro alimentar é tão intenso que é como se você andasse um degrau para frente e dois degraus para trás rumo aos seus objetivos de peso.

Mas e ai? Qual é o segredo para fazer dietas e ainda sim se comportar aos finais de semana? Se esta também é uma dificuldade sua, então irá adorar este conteúdo pois elaborei dicas bem práticas de como deve se comportar em cada lugar que for aos finais de semana.

• Casamento e Festas Infantis: É muito importante que você saia de casa alimentado. Principalmente em festas de casamento. Durante estes dois eventos, nós não sabemos quando a comida será servida e quanto mais fome você sentir durante estas festas, mais comida irá pegar sem nem perceber o que está fazendo. Se você já sair de casa tendo feito um lanche leve, vai estar mais consciente das suas escolhas e com certeza fará opções melhores enquanto estiver aproveitando estes momentos. Agora você já sabe: nada de ficar sem comer o dia inteiro só porque irá a um casamento à noite.

• Churrascos: Você já prestou atenção que quando estamos em um churrasco beliscamos durante todo o tempo em que ficamos lá? Já pensou na quantidade de comida que não é excedida neste momento? Nestes casos é importante que, ao chegar neste evento, você monte um prato completo. “Como assim, Nutri?” — Escolha uma salada composta por um tipo de folha e um legume (evite a maionese, ok?) + Escolha uma opção de carboidrato (os mais comuns em um churrasco são o pão, o arroz e a farofa) + Coloque até dois tipos de carne (prefira aquelas com menos gordura aparente) neste prato. Atenção: Mesmo se fizer a opção pelo pão, é fundamental que ainda assim, você utilize o prato para apoiar o pão. O nosso cérebro precisa visualizar o que estamos comendo e o prato auxilia nesta identificação.

• Casa dos Amigos: Está fora de cogitação você ir na casa de um amigo e levar a sua marmitinha da dieta. Você não é um ET e eu não quero que se comporte como um. Na casa dos seus amigos, você vai comer o que eles te servirem. E, como não sabemos o que e nem quando serão servidas as preparações, aqui também cabe a dica de tentar comer alguma coisa leve antes de sair de casa e procurar se controlar nas quantidades. Acredite em mim, não é uma pizza que vai por tudo a perder, então sem sensação de culpa e sem exceder as quantidades por isso. Sinta o sabor da comida e procure comer o mais pausadamente possível.

Mantendo a alimentação equilibrada aos finais de semana, mesmo que ocorram alguns deslizes, mesmo assim o resultado geral é muito mais eficiente do que manter o pensamento de que podemos comer de tudo aos sábados e domingos.

.
Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista
.
.

 

Thaís Lamonica é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

Foto: Reprodução

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram