Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Matinais / Sem glúten / Panquecas de aveia com iogurte

Panquecas de aveia com iogurte

Fazia um tempinho que não acordava assim animada para preparar um #DesjejumCP2ou1 mais caprichado (se você der uma olhada na hashtag vai ver que vinha sendo tudo mais ou menos já pronto). Mas hoje me levantei da cama cheia de vontade de fazer panquecas para o café da manhã.

Como não estava nos planos, eu não tinha todos os ingredientes nem para as Panquecas de banana nem para as Panquecas de iogurte. A saída, então, foi improvisar umas Panquecas de aveia com iogurte — como eu mais adoro, aliás.

A brincadeira começou com iogurte e aveia e terminou nessa mesa linda e deliciosa. Do jeitinho que eu mereço. 😊

Servi minhas panquecas de aveia com iogurte no pratinho da Do Barro e acompanhei de morangos, castanhas de caju picadas e um fio de melado de cana (porque esqueci de adoçar a massa! 😁).

Para fechar o cardápio, bastou passar meu café pretinho que não pode faltar nunca.

Panquecas de aveia com iogurte

1 ovo
1 xícara de iogurte natural (uso sempre o caseiro, veja AQUI como fazer)
4 colheres de sopa de aveia em flocos (ou quinoa em flocos ou amaranto em flocos)
2 colheres de farinha de trigo (usei de grão de bico pois era a que eu tinha — uma versão sem glúten)
2 colheres de chá de fermento químico em pó
1 a 2 colheres de sopa de açúcar ou mel (opcional)
1 pitadinha de sal
Manteiga para untar a frigideira
Mel, melado, agave ou maple syrup e castanhas picadas para servir

Quebre o ovo em uma tigela média e bata rapidamente com um garfo para que fique homogêneo. Junte o iogurte e integre bem.

Acrescente a aveia, a farinha, o fermento e o açúcar ou mel. Misture bem, sem bater, e finalize com o sal.

(Eu acabei esquecendo de colocar açúcar na massa e não achei que ficou ruim. Se você não fizer muita questão de doce, a cobertura acaba compensando.)

Aqueça uma frigideira pequena e unte-a com um tiquinho de manteiga. Para cada panqueca, coloque cerca de 1/4 de xícara ou 1 concha de massa na frigideira untada. Deixe cozinhar até que apareçam bolhas na superfície e a parte de baixo esteja dourada. Com cuidado e a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e espere dourar do outro lado.

Repita até o fim da massa. Você deve ter cerca de 6 panquecas de aveia com iogurte.

Sirva as suas panquecas de aveia com iogurte com um pouco de mel ou qualquer substituto por cima — elas ficam bem fofinhas, uma delícia. Eu acompanhei de moranguinhos, já que estão na época, e castanhas picadas.

Dica: se quiser, embrulhe as panquecas de aveia com iogurte que sobrarem em alumínio ou plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Você pode levar direto do congelador para uma frigideira, para o forno, air fryer ou torradeira até aquecer.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram