Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Risoto de abobrinha com queijo de cabra e amêndoas

Risoto de abobrinha com queijo de cabra e amêndoas

Uma semana a mais ou a menos? Sinceramente não sei, mas tudo o que eu queria nesse dia era começar leve com mais uma #SegundaSemCarne.

Então, dei uma olhada na geladeira e resolvi fazer um risoto de abobrinha. Como não tinha parmesão, então não resisti e coloquei uma bela colherada de queijo de cabra cremoso e é claro que ficou simplesmente incrível.

Aí, já que tinha começado a caprichar mesmo, inventei de finalizar o prato com lascas de amêndoas tostadas.

Vou te contar que ficou um negócio de doido, viu? Eita maravilha! Aproveite e faça também.

Risoto de abobrinha com queijo de cabra e amêndoas

1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes (preferencialmente caseiro — veja AQUI como fazer)
3/4 de xícara de abobrinha cortada em cubos
1 colher de sopa de queijo de cabra cremoso gelado (use o de sua preferência)
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e derreta a manteiga para refogar a cebola e o alho sem deixar dourar.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá repetindo esse procedimento: quando o arroz estiver secando, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo. Faça isso até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto).

Quando tiver mais ou menos metade do caldo, junte a abobrinha e continue a hidratar o arroz com caldo e mexer. Todo o processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo até o arroz estar pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco).

Tempere com sal e pimenta do reino.

Retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire o queijo cremoso da geladeira e integre-a ao risoto, misturando vigorosamente.

Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções do risoto nos pratos e finalize com as amêndoas tostadas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram