Você está aqui:  / Carnes / Vegetais / Picadinho rápido de carne com legumes

Picadinho rápido de carne com legumes

Um picadinho rápido de carne com legumes. Com certeza é uma daquelas receitas que sempre são uma boa escolha para qualquer situação, do almoço do dia a dia ao jantarzinho especial — é só caprichar mais ou menos nos acompanhamentos.

Este, feito também com cenoura e vagem, é super prático e bem fácil de fazer. Na foto, servi acompanhado de arroz integral com cúrcuma e sementes de abóbora, uma farofinha de alho dourado e abóbora assada tostadinha.

Uma comidinha assim, simples, gostosa e com jeitinho de comida de mãe. Quem não ama? <3

Picadinho rápido de carne com legumes

200g. de carne em cubos (filé mignon ou coxão mole)
1 xícara de legumes em cubinhos (usei cenoura e vagem mas poderiam ser outros)
1 a 2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 colher de sopa de molho inglês
1 folha de louro
1 colher de café de cominho em pó
1 pitadinha de pimenta calabresa desidratada
1/2 colher de sopa de salsinha bem picadinha
1/2 xícara de caldo de legumes (ou água)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Mais salsa bem picadinha para servir

Aqueça uma panela com um fiozinho de azeite, coloque o alho para refogar sem deixar dourar.

Adicione a carne e rapidamente salpique a farinha de trigo por cima. Vá misturando até que todos os pedaços mudem de cor e comecem a dourar — cuidado para não deixar queimar!

Adicione o extrato de tomate, o molho inglês, o louro, o cominho, a pimenta calabresa e a salsinha, mexa novamente para distribuir bem os sabores, e regue com o caldo (ou água). Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela com uma fresta para o vapor sair e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Na metade do tempo, coloque os legumes, mexa e deixe continuar o cozimento.

Após este tempo, destampe a panela, misture novamente e verifique se a carne está macia (se precisar, cozinhe por mais alguns minutos). Aproveite para provar e temperar com sal e pimenta do reino.

Espere mais uns 5 para o caldo engrossar um pouco mais e sirva em seguida. Se quiser, jogue um pouquinho de salsa picadinha por cima.

Para acompanhar, basta um arroz branco (ou integral como na foto)e uma bela Farofa [clique no link para ver dicas para preparar uma farofa perfeita e sugestões de complementos]. Para a abóbora, basta colocar em uma assadeira, regar com um fio de azeite, sal e pimenta do reino e levar ao forno até caramelizar (lembre de virar para cozinhar homogeneamente os dois lados).

Esta quantidade serve bem 2 pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram