Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Moqueca de shimeji

Moqueca de shimeji

Fiz uma limpa na geladeira hoje e encontrei uma bandeja de shimeji, um pouco de leite de coco e uma pimenta dedo de moça. Com esses ingredientes em cima da pia, pensei em preparar uma moquequinha de shimeji. Ideia que pode até parecer meio estranha à primeira vista, mas que no fim ficou uma delícia!

Juntei dendê, um pimentão amarelo que estava congelado, cebola, alho, tomate e salsinha picada porque não tinha coentro.

Para acompanhar, arroz branco fresquinho e os chips de batata doce do outro dia (estavam meio murchos, mas dei uma reanimada rápida na frigideira e ficaram ótimos de novo).

Moqueca de shimeji

300g. de shimeji
1 cebola média picada
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos
1 pimenta dedo de moça bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 pimentão grande (ou dois pequenininhos) em cubos
1 tomate grande em cubos
200ml. de leite de coco
1 limão espremido
1 colher de sopa de coentro picadinho (se você gostar, pode colocar mais; se não gostar, use salsa)
Azeite de oliva, sal e pimenta a vontade

Comece lavando bem os ingredientes (menos o shimeji, já que nunca devemos lavar cogumelos) e picando-os de acordo com as instruções da lista acima.

Aqueça uma panela com fundo grosso e coloque o azeite para esquentar também. Em seguida, junte a cebola e o alho para refogar até começarem a dourar. Coloque 1 colher de sopa do dendê e a pimenta dedo de moça (se não gostar muito picante, retire metade ou o total das sementes). Misture e adicione o pimentão e mexa novamente.

Quando os pimentões estiverem macios, acrescente o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino e misture mais uma vez. Assim que começar a juntar água no fundo da panela, arrume o shimeji e cubra com o extrato de tomate, o leite de coco, o limão espremido, o coentro e a outra colher de dendê. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos com a panela tampada.

Em seguida, sirva a sua moqueca de shimeji com arroz branco e chips de legumes (fiz com batata doce) ou então uma boa farofa.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram