Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Como fazer mandioquinha palha (sem fritura)

Como fazer mandioquinha palha (sem fritura)

Variar os alimentos que a gente consume é a forma mais fácil de conseguir ingerir todos os nutrientes que o nosso organismo precisa. Por isso, eu sempre procuro novas formas de preparar os legumes para fugir do óbvio.

Desta vez, a mandioquinha (ou batata salsa ou batata baroa, dependendo do lugar em que você mora) substituiu a batata inglesa para virar palha e, além de um sabor diferente, ainda junta vitaminas e minerais diferentes aos pratos.

Esta mandioquinha palha feita no forno, sem nada de fritura, fica super crocante e muito mais leve do que se fosse frita. Além disso, é tão fácil de fazer que você nunca mais vai pensar em comprar batata palha pronta no supermercado.

E aí, se anima a experimentar? 😉

Como fazer mandioquinha palha (sem fritura)

1 a 2 mandioquinhas grandes (pode ser batata inglesa, batata doce, inhame etc.)
1 a 2 colheres de sopa de azeite
1 ramo de alecrim (opcional)
Sal a vontade

Descasque e rale as mandioquinhas e enxugue com papel absorvente para que os pedacinhos fiquem bem secos.

Coloque a mandioquinha ralada em um refratário ou assadeira, regue com o azeite e jogue um pouquinho de sal. Misture bem para que todos os pedacinhos fiquem temperados e evite eles que fiquem muito juntos uns dos outros (para não grudarem). Se quiser, adicione o alecrim ou outra erva só para aromatizar.

Leve ao forno médio (220°—250°C) pré-aquecido por 15 a 20 minutos até ficarem crocantes — fique atento para não deixar a mandioquinha queimar. Dê uma misturada durante o cozimento para que asse por igual em todos os lados.

Esta quantidade é suficiente para ser servida como acompanhamento para 2 pessoas (com estrogonofe, sanduíches ou em saladas, por exemplo).

Caso sobre, espere esfriar e guarde em recipiente bem fechado para que continue crocante.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram