Você está aqui:  / Acompanhamentos / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Batatas coradas da Vó Ninha

Batatas coradas da Vó Ninha

Eu tenho muito clara a lembrança de ainda bem pequenininha ir passar férias na casa dos meus avós em Santos. Lembro que tinha uma maletinha e me sentia toda importante ao subir aquela escada gigantesca do ônibus segurando ela pela mão. Talvez essa seja a minha primeira concepção do que é viajar — e talvez para reviver essa sensação eu goste tanto de voltar para lá.

Nestes tempos de pandemia e isolamento social, as saudades batem fortes, né? Então o jeito é apelar para a afetividade da comida.

Essas batatinhas eram a felicidade quando a gente chegava lá para almoçar e sentia o cheiro já na saída do elevador. Perfeitamente crocante, levemente dourada por fora e incrivelmente cremosa por dentro, cada pedacinho era disputado a tapa entre minha irmã e eu.

Desta vez, elas ganharam um toque especial de tomilho por minha conta. Fui de volta à casa dos meus avós em Santos sem nem sair de casa. <3

Batatas coradas da Vó Ninha

2 batatas médias (450g. a 600g.)
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa rasas de manteiga (se vegano, use manteiga ou óleo de coco)
1 dente de alho cortado ao meio
4 raminhos de tomilho (ou alecrim)
Sal e pimenta do reino a vontade

Lave as batatas, corte-as em 6 a 8 cubos grandes cada e coloque-os em uma panela com água (não precisa descascar).

Leve a panela ao fogo alto e, quando ferver, adicionw 1 colher de sopa de sal. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos ou até que estejam cozidas mas ainda firmes (espete um garfo ou um palito para sentir se estão macias). Escorra bem a água e reserve-as.

Aqueça uma panela ou frigideira grande e coloque o azeite e a manteiga em fogo baixo. Quando a manteiga derreter completamente, coloque o alho, os raminhos de tomilho ou alecrim e adicione, então, as batatinhas cozidas à manteiga. Mantenha sempre o fogo baixo e, de vez em quando, mexa bem para distribuir a manteiga e dourar completamente os pedaços.

Quando eles estiverem com uma casquinha crocante em todos os lados, retire da manteiga com uma escumadeira e deixe escorrer o excesso sobre papel absorvente. Tempere com sal e pimenta do reino.

Sirva em seguida as batatas coradas ainda quentes. Esta quantidade serve duas a três porções como acompanhamento.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram