Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Cogumelos frescos com repolho, ervilhas e molho oriental

Cogumelos frescos com repolho, ervilhas e molho oriental

Este é um prato lindo e, ao mesmo tempo, bem simples: um refogadinho rápido à moda oriental, levemente apimentado: cogumelos frescos, repolho, ervilhas congeladas e um molho com alho, gengibre, shoyu, gergelim e um toque de togarashi. Para finalizar, cebolinha laminada por cima.

É uma ótima dica para um almoço ou jantar rápido durante a semana, além de ser uma variação super saudável para inovar no cardápio. E o mais legal: você pode fazer a receita em dobro e servir um dia como acompanhamento do arroz com feijão, por exemplo, e depois como molho de massa para yakissoba ou até um espaguete al dente.

Para quem não conhece, o Togarashi é um tempero tipico nipônico, uma mistura de sete temperos: pimenta vermelha, sansho (pimenta-do-Japão), cascas de laranja tostadas, sementes de gergelim preto, sementes de gergelim, sementes de cânhamo, gengibre moído e algas.

Cogumelos frescos com repolho, ervilhas e molho oriental

200g. de cogumelos fatiados (champignon/Paris, shimeji, shitake etc.)
1 xícara de folhas de repolho em cubos
1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado (ou outro óleo vegetal)
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 colher de chá de gengibre ralado
3 colheres de sopa de molho shoyu
3 colheres de sopa de água filtrada
1 colher de chá de gergelim torrado
1 pitada de togarashi (ou pimenta branca moída)
Cebolinha fatiada para finalizar
Sal a vontade, se necessário

Aqueça, em fogo baixo, o azeite e óleo de gergelim em uma panela alta e refogue o alho e o gengibre. Adicione os cogumelos e deixe começar a dourar.

Junte, então, o shoyu, a água, o gergelim e o togarashi, misture bem e espere ferver. Coloque as ervilhas, mexa e espere voltar a ferver. Por fim, coloque o repolho e envolva bem as folhas. Desligue o fogo quando elas começarem a amolecer.

Caso fique muito seco, coloque um pouquinho de água. Prove e, se precisar, corrija o sal.

Se quiser, sirva com arroz branco ou macarrão (de preferência bifum ou para yakisoba) para que o molho os envolva. Finalize o prato com a cebolinha.

Esta quantidade serve duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram