Você está aqui:  / Carnes / Massas e molhos / Massa com molho de linguiça e ricota

Massa com molho de linguiça e ricota

A receita deste Macarrão com molho de linguiça é antiga — tão antiga que não sei nem desde quando está na família. E justamente por isso deve ser compartilhada. É uma combinação incrível de sabores e perfumes que conquistam até aqueles que não são muito amigos dos molhos de tomate.

Para deixar o prato ainda mais especial, já que não tinha nenhum outro queijo para ralar, caprichei na ricota caseira por cima. Simplesmente irresistível!

Sabe aquela comida que deixa a casa com cheirinho de casa aconchegante? Excelente escolha para um domingão cheio de gente ou então para uma noite fria em que a gente precisa mesmo é daquele carinho no estômago.

Massa com molho de linguiça e ricota

1 linguiça calabresa defumada sem a pele
1 a 2 dentes de alho picadinhos
1 lada de tomates pelados em cubos
1/2 cebola em cubinhos
1 colher de chá de sementes de erva doce
1 colher de café de bicarbonato de sódio (ou de açúcar)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
2 porções de massa
1/4 de xícara de ricota caseira desmanchada

Comece cortando bem a linguiça com uma faca ou então passe rapidamente pelo processador até ficar parecido com carne moída.

Em uma panela, aqueça um fiozinho de azeite e coloque a linguiça, deixando cozinhar por uns 5 a 10 minutos. Mexa de vez em quando para dourar homogeneamente. Junte o alho e refogue por mais uns 2 minutinhos.

Acrescente os tomates, a cebola e a erva doce, misture e abafe com uma tampa até que o molho comece a se formar (isso deve demorar mais ou menos uns 20 a 30 minutos).

Quando os tomates já estiverem bem macios e o molho mais encorpado, coloque o bicarbonato ou açúcar (para tirar a acidez do tomate) e tempere com sal e pimenta do reino a vontade.

Sirva com sua massa preferida, cozida al dente. Por cima, espalhe metade da ricota em cada prato (eu ainda distribuí umas folhinhas de manjericão da hortinha por cima).

Esta quantidade rende duas porções bem servidas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram