Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Cuca de banana com farofa crocante

Cuca de banana com farofa crocante

A cuca é um quitute super especial, geralmente daqueles que lembram as gostosuras que nossas avós faziam quando éramos crianças. Não é um bolo nem é uma torta, é algo que fica ali no meio termo entre um e outra.

Massa é bem úmida, as bananas maduras bem docinhas ficam quase desmanchando e ainda temos uma cobertura crocante por cima com bastante canela. Eu acho que é simplesmente irresistível!

Uma excelente dica para aproveitar as bananas que já estão mais do que maduras na fruteira.

Cuca de banana com farofa crocante

Para a farofa da cuca de banana:
1/4 de xícara de açúcar (pode ser mascavo ou demerara)
1/4 de xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de manteiga gelada

Para a massa da cuca de banana:
1/2 xícara de açúcar (pode ser mascavo ou demerara)
1 colher de sopa de manteiga (em textura de pasta)
1 ovo
2/3 de xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
1/4 de xícara de leite (pode ser vegetal)
1 colher de café de fermento em pó
2 bananas bem maduras fatiadas

Comece preparando a farofa: é só misturar tudo. Comece integrando o açúcar, a farinha e a canela e depois coloque a manteiga, amassando com as pontas dos dedos (eu vou dando umas beliscadas na manteiga junto com os outros ingredientes para misturar sem derreter a manteiga). Reserve.

Em uma tigela grande, coloque o açúcar e a manteiga (ela precisa estar em temperatura ambiente, em textura de pasta) e misture com um batedor de arame para integrar bem em uma farofa. Quebre o ovo separado e depois junte à mistura até obter um creme homogêneo.

A este creme, vá acrescentando um pouco da farinha mais um pouco do leite e integrando à massa. Repita até acabar estes dois ingredientes. Por fim, adicione o fermento e mexa apenas para envolvê-lo na massa, sem bater muito.

Despeje a mistura em uma assadeira de bolo inglês/pão de forma untada e enfarinhada. Por cima da massa, arrume as fatias de banana, uma ao lado da outra, sem apertar muito para não afundarem demais. Para finalizar, distribua a farofa.

Leve ao forno preaquecido em 180ºC por cerca de 25 minutos ou até a farofa estar dourada (não adianta fazer o teste do palitinho pois a banana fica bem úmida e você corre o risco da massa queimar embaixo).

Estas quantidades rendem uma cuca de banana pequena.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Nádia Simonelli

    /

    Acabei de fazer a cuca de banana e ficou incrível! Sou fã do site e adoro fazer receitas sob medida para dois o um. Assim, a gente evita o desperdício, né? Parabéns!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram