Você está aqui:  / Air fryer / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Almôndegas de lentilhas

Almôndegas de lentilhas

Nem tudo que reluz é ouro. Nem sempre um prato de massa com polpetas é feito de farinha e carne moída.

Dia desses fiz uma macarronada “parece mas não é”, de espaguete de palmito pupunha com almôndegas de lentilhas. De tradicional mesmo só o molho de tomates e o queijo ralado, que eu não resisto!

As almôndegas eu adiantei e deixei congeladas, assim descongelaram junto com a minha geladeira que seria limpa no dia, sem estragar. Aí foi só dar uma tostadinha na frigideira e aquecer com o molho, que já estava pronto.

No fim ficou um prato lindo (e delicioso, juro)!

Almôndegas de lentilhas

3/4 de xícara de lentilhas (usei da vermelha)
1 e 1/2 de xícara de caldo de legumes (ou água)
1 cebola média bem picada
1 dente de alho amassado ou picadinho
3 colheres de sopa de chia
3 colheres de sopa de farinha de rosca
1 colher de chá de molho de mostarda
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave as lentilhas e deixe de molho por pelo menos 2 horas. Escorra a água, coloque em uma panela com o caldo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que fiquem bem macias. Se ainda tiver muito caldo, escorra bem em uma peneira. Reserve.

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola com o alho, sem dourar. Tempere com uma pitada de sal, apague o fogo, junte metade da lentilha cozida e vá misturando e amassando para formar uma massa quase homogênea.

Transfira essa massa para uma tigela e adicione o restante das lentilhas cozidas, a chia, a farinha de rosca e a mostarda. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 5 minutos, assim a chia consegue absorver os líquidos e deixar mais firme para modelar. Prove e, se precisar, corrija o tempero com sal e pimenta do reino.

Pegue uma porção da massa e faça bolinhas. Você pode grelhar suas almôndegas de lentilha em uma frigideira com um fiozinho de azeite, assar no forno ou na airfryer (pincele com azeite para não ficarem ressecadas) ou então congelar (coloque em uma assadeira e leve ao freezer/congelador até ficarem firmes, depois embale em saco plástico ou pote por até 3 meses — para descongelar, deixe na geladeira até amolecer e depois grelhe ou asse conforme indicações anteriores).

O rendimento vai depender do tamanho das almôndegas que você vai fazer (eu fiz 8 almôndegas de lentilha).

Na foto, servi com molho de tomate e espaguete de palmito pupunha (você pode ralar o palmito em casa mas este espaguete a gente já consegue encontrar pronto no supermercado ou no hortifruti, o que facilita bastante num dia mais corrido ou de preguiça. É só aferventar por alguns minutos para ficar maleável e pronto).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram