Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo churros (massa com canela e cobertura de doce de leite)

Bolo churros (massa com canela e cobertura de doce de leite)

A boleira da família sempre foi minha irmã, mas me dou a chance de arriscar a preparar meus bolos de aniversário — pelo menos uma vez ao ano eu tenho que conseguir fazer um bolo fofinho, né? 🙂

Para este ano, resolvi que queria um bolo churros, com a massa aromatizada de canela e uma cobertura (ou recheio, se preferir) caprichada de doce de leite. Foi a oportunidade perfeita para inaugurar minha forma de bolos piscina, aqueles que ganham uma bela quantidade de brigadeiro, nutella, creme de limão… a última moda em bolos de vitrine por aí.

Adaptei levemente uma receita de bolo de canela e deu muito certo: ficou leve e bem aerada, uma delícia. Por cima, aquele exagero de leite condensado cozido na lata mesmo, sabe como é? Sim, esse mesmo, irresistível.

Aproveite que o sucesso é garantido!

Bolo churros (massa com canela e cobertura de doce de leite)

Para a massa do bolo churros:
2 ovos
1/3 de xícara de óleo vegetal
1 pote de iogurte natural (170g.)
3/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá
1 e 1/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento químico em pó

Para a cobertura do bolo churros:
Açúcar e canela em pó (opcional)
+/- 1/2 xícara de doce de leite

Unte e enfarinhe uma forma de bolo pequena (usei uma forma tipo Ballerine para bolo piscina, mas pode ser de buraco no meio).

Em uma tigela grande, misture os ovos com o óleo (uso sempre o de girassol) e o iogurte. Use um batedor de arame para misturar homogeneamente.

Sobre a mistura, peneire a farinha e o fubá com a canela em pó e incorpore completamente, formando uma massa. Por fim, junte o fermento sem bater.

Coloque a massa na forma e leve ao forno preaquecido em 180ºC por cerca 30 minutos ou até que o teste do palitinho saia limpo.

Importante: espere o bolo esfriar antes de desenformar.

Se quiser, polvilhe o bolo com um pouquinho de açúcar e canela para ficar mais parecido com churros. Pouco antes de servir, cubra o bolo com doce de leite (usei o de leite condensado cozido na pressão, meu preferido) espalhando com uma espátula ou usando um bico pitanga, como fiz.

Estas quantidades rendem um bolo pequeno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Mariana

    /

    Definitivamente esse é um dos bolos mais atrativos que vi, me sinto na obrigação de provar essa maravilha

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram